terça-feira, 9 de agosto de 2016

Renato Borghetti revisita repertório de Gonzagão ao lado de músicos eruditos na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o show “Velho Lua - Uma Homenagem a Gonzagão”, de 11 a 14 de agosto. O projeto inédito tem o objetivo de fundir a música instrumental erudita à folclórica regional do norte e do sul do Brasil. Para isso, contará com o acordeonista Renato Borghetti juntamente com outros músicos, incluindo um quinteto de cordas.
O encontro dos artistas proporcionou uma nova roupagem às tradicionais músicas de Luiz Gonzaga. O time de músicos é composto também por Daniel Bortholossi, assinando a direção artística e tocando piano, Daniel Sá no violão, Francyene Rosset na voz e um quinteto de cordas da Orquestra Curitiba Sinfônica.
O resultado da união dos universos erudito e popular brasileiros conta com releituras de grandes sucessos, como “Qui nem jiló”, “Asa branca”, “O xote das meninas”, “A vida do viajante” e “Assum preto”. Luiz Gonzaga é um dos grandes ícones da música no Brasil. Intitulado como O Rei do Baião, nasceu em Pernambuco e iniciou sua caminhada como músico desde cedo. Teve como um dos grandes feitos de sua carreira agregar ritmos nordestinos à música popular, em meio aos tão tocados ritmos paulistanos e cariocas da época.

OS MÚSICOS

RENATO BORGHETTI - Com mais de 20 discos gravados em sua carreira, é um dos músicos mais icônicos da música brasileira. Seus ritmos passam pelo vanerão, xote, milonga e chamamé. Além de ter uma consolidada carreira no Brasil, é constantemente convidado para se apresentar em diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul.

DANIEL BORTHOLOSSI - Tem se destacado como um dos mais promissores e atuantes regentes da sua geração. Como maestro convidado, tem trabalhado com vários grupos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Cazaquistão, Inglaterra, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Ucrânia e Rússia.

DANIEL SÁ - violonista desde os oito anos de idade, tornou-se profissional aos 14, atuando tanto na música erudita quanto popular. Compositor, arranjador e diretor musical, dividiu o palco com nomes como Guinga, Osvaldinho do Acordeon, Arismar do Espírito Santo, Paulo Moura e Sivuca, além de acompanhar Renato Borghetti há quase 20 anos.

FRANCYENE ROSSETT - cantora e professora de canto há 18 anos, participou como solista de diversas gravações, dentre as quais Luz da luz e Roda de choro UEM.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE CURITIBA - concebida para dialogar com a atualidade, tem uma proposta artística pós-moderna e incorpora elementos que permitem realizar concertos de forma criativa.

Livres para todas as idades, as apresentações de “Velho Lua” acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mis informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário