sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Orquestra Sinfônica do Paraná faz concerto em homenagem ao ex-governador José Richa

O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), neste domingo (18), será em homenagem ao ex-governador José Richa. Ele foi fundador da OSP, que em 2016 completa 31 anos. A apresentação será no Guairão, às 10h30, com regência do maestro francês Benoît Fromanger. O repertório é composto pela “Sinfonia n° 41, Júpiter, em dó maior”, de Mozart, e a “Sinfonia n° 4, em fá maior, Op. 36”, de Tchaikovsky.
Criada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é hoje um dos mais importantes grupos musicais do país. “É uma justa homenagem ao governador José Richa, que tanto investiu e acreditou na cultura do nosso Estado”, afirma a diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), Monica Rischbieter.

TALENTO E DEDICAÇÃO - Desde 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná escreve uma história admirável de talento e dedicação à música. Além do esforço do então governador, uma equipe de trabalho formada por diversos profissionais consolidou a formação da OSP, entre eles Eleni Bettes, Ivo Lessa, Tatiana Benatar e Fernando Ghignone, secretário da Cultura na época.
O primeiro maestro titular da OSP foi Alceo Bocchino (1918/2013), um dos grandes nomes da música erudita no Brasil e, hoje, maestro emérito. Na época, Osvaldo Colarusso foi escolhido para integrar a Orquestra como maestro assistente, além de 61 músicos selecionados através de concurso nacional. Com a aposentadoria de Bocchino, o maestro Roberto Duarte assumiu o cargo de titular em 1999. Sucederam-se frente à OSP os maestros Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira e atualmente Stefan Geiger, que assumiu a direção musical e regência da OSP em 2016.

MAESTRO CONVIDADO - Benoît Fromanger é maestro titular da Orquestra Sinfônica de Bucareste (Romênia). Não será a primeira vez que ele rege a Orquestra Sinfônica do Paraná. Em 2015, Fromanger regeu dois concertos no Teatro Guaíra. Vencedor do prêmio do Conservatório de Paris, começou a carreira musical como (flautista) solista principal da Paris National Opera Orchestra. Dez anos depois ele se mudou para Munique onde se tornou o principal solista da “Symphonic Orchester des Bayerisher Runfunks”. Desistiu da carreira como solista e de músico de orquestra para estudar regência com o professor Rolf Reuter, com quem se formou na Berlin Hochshule. No Brasil ele é conhecido por suas participações no Festival de Trancoso, litoral da Bahia, desde 2012.

REPERTÓRIO – O concerto inicia com a “Sinfonia n°41, Júpiter, em dó maior”, de Mozart, obra que integra conjunto de três sinfonias, composta no verão de 1788. A “Sinfonia n°4, em fá maior”, de Tchaikovsky será apresentada em seguida. Esta é de 1877 e é considerada uma das melhores obras do compositor russo. É dedicada a Nadejda Filaretova von Meck, amiga e apoiadora financeira de Tchaikovsky.
Fromanger também regerá outros dois concertos, nos dias 24 e 25 de setembro, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Neste programa, três obras de Mozart: abertura da ópera “Don Giovanni”, “Sinfonia Concertante” e “Júpiter”.

Este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná é indicado para maiores de 7 anos e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário