quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Museu Paranaense completa 140 anos com novas exposições e dia de comemoração

Em setembro o Museu Paranaense completa 140 anos. Para comemorar a data, desde o início do mês o museu tem promovido diversas atividades, como palestras e bate-papos com o público. E nesta sexta (23/09) e sábado (24/09), novas exposições abrem como parte da programação festiva: “O Museu na História do Paraná: os 140 anos do Museu Paranaense” e “Memórias Afetivas”, na sexta, às 17h, no Museu Paranaense. Já no sábado, a mostra “Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba” será inaugurada no Museu Oscar Niemeyer, às 11h. A entrada é gratuita.
A exposição “O Museu na História do Paraná: os 140 anos do Museu Paranaense” traça a trajetória do museu desde a sua criação até os dias atuais e projeta seu futuro. A mostra reúne fotos, objetos do acervo, curiosidades do museu, diversas coleções, diretores, sedes, funcionários e ações do espaço.
Em “Memórias Afetivas”, 14 artistas fazem uma releitura dos temas abordados pelo Museu Paranaense ao mesmo tempo em que ressaltam a sua importância histórica. São retratados temas como civilização, colonização, cultura do mate, indústrias, religiosidade, presença africana, entre outros. Em seguida, às 17h30, ocorre o lançamento do livro “Vladimir Kozák: sentimentos de um lobo solitário”, da pesquisadora Rosalice Carriel Benetti.
“Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba” é uma exposição conjunta do Museu Paranaense e Museu Oscar Niemeyer. A mostra apresenta retratos de personalidades da sociedade curitibana preservados no acervo dos dois museus, somando mais de 100 obras entre pinturas e esculturas. Personalidades como Romário Martins, Manoel Ribas, João Turin, Hermínia Lupion, Guido Straube, Emília Ericksen, Brasilio Itiberê da Cunha, entre muitos outros compõem a mostra.

Aniversário - No dia 25 de setembro, domingo, data de aniversário do museu, o público poderá celebrar junto com toda a equipe do museu a partir das 10h. Diversas atrações estão programadas, como um workshop de Tai Chi Chuan, oficina de origami, performance, visitas guiadas às exposições, apresentações de bandas curitibanas, como a EletroMUV, Felling Open, Mumbai Express e a Banda da Divisão Feminina de Jovens da BSGI, Nova Era Kotekitai.
Este é o momento para celebrar junto aos parceiros e público do Museu Paranaense seu 140º aniversário. Cooperações que foram fundamentais para construção deste rico patrimônio. A comemoração da data tem a colaboração de várias instituições e pessoas, que contribuem juntas para a conservação desta história”, comenta o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

Histórico - Fundando no dia 25 de setembro de 1876 por Agostinho Ermerlino de Leão e José Candido Murici, a instituição guarda um acervo riquíssimo em artefatos históricos, antropológicos e arqueológicos, que juntos contam a memória do Estado.

Primavera dos Museus - As exposições fazem parte da programação da 10ª Primavera dos Museus. Evento cultural promovido pelos museus do Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e é realizada até o dia 25 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário