terça-feira, 20 de setembro de 2016

MIS-PR promove palestra sobre o general Gomes Carneiro com fotos de Guilherme Glück

Nesta quinta-feira (22), às 19h, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove a palestra “General Gomes Carneiro: A Construção do Herói Republicano no Olhar do Fotógrafo Guilherme Glück”, conduzida pelo prof. dr. Ederson Martins Santos Lima. A entrada é gratuita.
O tema abordará a construção da imagem do general Gomes Carneiro, morto durante os combates da Revolução Federalista (1893-1895), na Lapa (PR). Como suporte para a apresentação serão utilizados inúmeros registros fotográficos de Glück, fotógrafo que retratou a cidade entre 1920 e 1950.
Na década de 1970, o MIS-PR adquiriu a imensa coleção de imagens do fotógrafo, que hoje se constitui num dos tesouros iconográficos do Estado. Glück faleceu em 1983, deixando para a Lapa e para o Paraná um legado de imagens que possibilitam compreender de forma muito mais ampla a sociedade paranaense da primeira metade do século XX.

Sobre o palestrante - Ederson Martins Santos Lima é doutor em Educação pela UFPR, mestre e graduado (bacharelado e licenciado) pela mesma universidade. É professor com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, no qual coordena projeto de pesquisa na área de acervos fotográficos com relevância histórica, bem como a relação entre memória, história e fotografia. As áreas de pesquisa concentram-se em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: educação na Primeira República, arquitetura escolar, fotografia, memória e história.

Sobre o fotógrafo - Guilherme Glück (1892-1983) nasceu na região rural de Rio do Poncho, em Santa Catarina. No começo do século XX mudou-se para a Lapa. Entre os anos de 1920 e 1953 foi o fotógrafo “oficial” da cidade, visto que outros profissionais atuaram por pouco tempo na cidade.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná está situado na rua Barão do Rio Branco, 395, Centro e pode ser vitado de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h. Mis informações:  3232-9113 ou www.mis.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário