quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Novas exposições no Museu Alfredo Andersen: Ruben Esmanhotto, naturezas-mortas, memórias vivas e acervo de cerâmica

Abrem nesta quarta-feira (14), às 18h, três exposições relacionadas à cultura alimentar no Museu Alfredo Andersen (MAA). São elas: “Naturezas-Mortas, Memórias Vivas”, “Ruben Esmanhotto: Outros Olhares” e “Acervo de Cerâmica – Categoria Design”. As exposições permanecem até o dia 23 de outubro, com entrada franca.
A diretora do MAA, Débora Russo, explica que as exposições dão continuidade ao trabalho desenvolvido em 2015, com a I Mostra de Cadernos de Receitas das Vovós e a edição de uma coletânea de receitas. “A capa foi a obra ‘Orgulho da Vovó’, de Alfredo Andersen, em que aparece uma avó e uma criança em uma possível cozinha. A partir disso, surgiu a ideia de continuar trabalhando com a cultura alimentar, sempre ligada à produção do Andersen ou de seus discípulos”.
A mostra “Naturezas-Mortas, Memórias Vivas” é composta por obras do acervo do Solar do Rosário, Museu Paranaense e da galeria Um Lugar ao Sol, que retratam cenas de cultura alimentar e naturezas-mortas dos artistas Maria Amélia D’Assumpção, Pedro Alexandrino e Alfredo Andersen. Também estarão expostos objetos que eram utilizados no preparo de alimentos no século passado.
Em paralelo, a exposição “Ruben Esmanhotto: Outros Olhares” reúne obras de casarios e naturezas-mortas, que fazem parte do acervo do Solar do Rosário e da galeria Um Lugar ao Sol. Esta é a primeira exposição com obras do artista após o seu falecimento em 2015.
Já a mostra “Acervo de Cerâmica – Categoria Design” traz objetos utilitários, como copos, travessas, jarras e etc, com uma concepção que mescla cerâmica e metal, de artistas participantes do Salão Nacional de Cerâmica de 2006 e 2008.

O Museu Alfredo Andersen fica aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h. Mais informações: www.maa.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário