quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Exposição reúne obras premiadas do Salão Ibema de Gravura

As obras selecionadas e premiadas no 7º Salão Ibema de Gravura serão expostas a partir desta quinta-feira (7), às 19h, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Na ocasião, serão entregues os prêmios, certificados e menções honrosas aos artistas vencedores.
O concurso, o maior do gênero promovido pela iniciativa privada no país, contou com participantes de todo o Brasil e teve como vencedor o artista Igor Rodacki, aluno do ateliê do Museu da Gravura, que conquistou o 1º lugar com a obra “Maquinal Espontâneo”. O segundo lugar ficou com a artista Raquel Costa Ribeiro, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com a obra “Única e verdadeira árvore numa plantação de pedras”. A terceira colocada foi a artista Júlia Bastos de Souza, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com a obra “Retratos: La Loba”.
Os trabalhos foram analisados pelo corpo de jurados composto pela artista plástica e especialista em gravura Uiara Bartira, pela artista e professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Bernadette Banek, e pela artista e coordenadora do Museu da Gravura de Curitiba, Juliana Leonor Kudlinski.

O prêmio – A premiação tem o objetivo de difundir a arte milenar da gravura e revelar talentos, além de estimular e promover artistas que ainda estão em formação. O concurso foi criado em 2001 pela Ibema, terceira maior fabricante de papel cartão do Brasil.
O prêmio é voltado para estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas de todo o país. Após várias edições, o concurso se consolidou como uma importante etapa de aprendizagem, sendo incluído no calendário acadêmico de várias universidades, contribuindo com a formação dos artistas.
A cada ano, a premiação oferece visibilidade e circulação nacional para as 20 melhores obras inscritas, analisadas e classificadas por um renomado corpo de jurados, composto por especialistas em gravura e design gráfico.

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba está situado na rua Carlos Cavalcanti, 533 e as obras do 7º Salão Ibema de Gravura podem ser vistas até dia 3 de março de 2018, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário