sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Secretaria da Cultura lançou livro de receitas típicas do Paraná

A Secretaria de Estado da Cultura lançou o livro “Delícias do Paraná – Tradições e Sabores da Nossa Terra”, em um almoço no Museu Oscar Niemeyer. Foram servidas três releituras de pratos preparados pelo chef Flávio Frenkel, responsável pelo MON Café, que estão na publicação.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, explica que um dos patrimônios culturais do Paraná mais significativos e de maior riqueza é a culinária. “Este projeto possibilita o contato com a pluralidade da gastronomia paranaense, fruto de uma colonização diversificada. Por meio dele identificamos a mistura de várias culturas, de influências trazidas pelos imigrantes que ajudaram a construir o nosso Estado, somadas aos costumes dos povos que já viviam aqui”.
Este momento é de extrema alegria. É uma oportunidade que os municípios tiveram de apresentar suas comidas típicas e agora podemos levar este livro para outros estados brasileiros, assim como para fora do Brasil, mostrando a culinária diversificada do Paraná e a miscigenação que temos no Estado”, destacou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

PUBLICAÇÃO - O livro reúne 81 receitas enviadas por 51 municípios paranaenses com o objetivo de preservar e divulgar a gastronomia do Estado. Para realizar o projeto a Secretaria da Cultura convidou dirigentes culturais de cada um dos 399 municípios do Paraná a enviarem receitas que representassem a identidade cultural da cidade e a culinária local.
A secretaria fez toda a produção da edição, com organização das receitas, produção de fotos, elaboração do design gráfico e revisão. O chef Flávio Frenkel, do MON Café, foi convidado para elaborar a releitura de alguns pratos e escolheu três deles: Quirera (releitura do prato da Lapa), Porqueta (releitura da leitoa mateira de Mamborê) e Gnocchi de Abacate (releitura do prato de Arapongas). O livro foi publicado com o selo Biblioteca Paraná, da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
Para o chef Flávio Frenkel, o livro é uma importante ferramenta de documentação da cultura. “A memória tem que ser escrita. A memória falada sempre vai sofrer muitas corruptelas, vai sofrer influências que necessariamente não compõem aquele registro histórico. Então tudo que você documenta, você deixa mais fidedigno”, defendeu.

PRESENÇAS – Também participaram do lançamento o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o presidente da Copel, Antonio Guetter; o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad; a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika; o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira; e o representante da Sanepar, Fabrício Marques de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário