quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Orquestra à Base de Sopro de Curitiba convida Chico Mello neste final de semana

Para o encerramento da temporada 2017, a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba traz ao palco o compositor curitibano, Chico Mello. Em homenagem aos 60 anos de aniversário do convidado haverá dois concertos. Um acontece no sábado (16) e outro no domingo (17), no Teatro da Reitoria. A apresentação conta com a regência do clarinetista Sérgio Albach e terá a participação da cantora Juliana Cortes.
Nas palavras de Albach, Chico Mello é um dos principais compositores da atualidade. “Quem vier assistir irá encontrar sons não tradicionais, termos estéticos modernos e movimentos coreografados”, afirma. De acordo com o regente esta é a primeira vez que a Orquestra executa as obras do compositor e a intenção é trazer ao público o trabalho do profissional reconhecido mundo a fora.
Obras como “Choro do Budista”, “Basta”, “Chorando em 2001” e “Pensando em Ti”, serão executadas com arranjos e adaptações elaborados por integrantes da Orquestra como, Gabriel Schwartz, Gilson Fukushima e Luís Otávio Almeida. Radicado em Berlim há mais de 30 anos, Mello tem seu trabalho reconhecido na Europa com uma carreira focada na música de vanguarda, atuando em várias vertentes da música mundial.

Chico Mello – Nascido em Curitiba, estudou composição no Brasil com José Penalva e Hans Joachim Koellreuter, e na Alemanha com DieterSchnebel e WitoldSzalonek. Formado em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Medicina pela UFPR, Composição e Teoria Musical pela Universität der Künste, Berlim. Doutor em Musicologia pela TechnischeUniversität Dortmund. Participou dos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporânea (Uruguai e Brasil) e dos Festivais de Darmstadt (Alemanha). Trabalhou como arranjador, compositor e instrumentista em grupos de música popular e música experimental no Brasil. Desde 1987 residindo na Alemanha (Berlim), onde trabalha como compositor e performer.Lecionou teoria e violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, violão na MusikschuleNeuköln, Berlin, improvisação e composição na Universität der Künste, Berlin. Atualmente leciona teoria e composição na Leo KestenbergMusikschule, Berlim. Participou de diversos festivais internacionais entre eles DonaueschingerMusiktagen, Inventionen e MärzMusik – Berlim, Pro Musica Nova – Bremem, Musica Viva – Munique, Festival Música Nova, São Paulo, Bienal de Música Contemporânea, Escuta, e Fronteiras, Rio de Janeiro.

As apresentações da Orquestra à Base de Sopro acontecem no sábado, às 20h e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário