quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Guardas municipais de Curitiba poderão emitir multas de trânsito a partir de janeiro

Profissionais da Guarda Municipal estão autorizados a atuar como agentes da autoridade de trânsito em Curitiba. A nova atribuição é respaldada pela portaria nº 19, assinada pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, que credencia e designa servidores da Guarda Municipal para esta nova função. A atuação como agentes do trânsito começará a ser exercida em janeiro de 2018.
Estamos avisando com antecedência para que a informação chegue a todos os motoristas antes que os guardas municipais comecem, de fato, a atuar também no trânsito”, informa Rangel.
Os guardas estão habilitados a notificar condutas irregulares de motoristas, como estacionamento irregular e excesso de velocidade, principalmente naqueles locais em que a Guarda Municipal já está presente, como parques, bosques, escolas e eventos, além de apoio eventual a operações da Superintendência de Trânsito (Setran). “Queremos que o motorista respeite as leis de trânsito, para garantir mais segurança a ele, a outros motoristas, ciclistas e pedestres”, diz o secretário.

Treinamento - O primeiro estágio dos guardas municipais no trânsito ocorreu durante a implantação do binário Mateus Leme-Nilo Peçanha, no final de novembro. Ao longo dos últimos meses, os guardas municipais passaram por capacitações específicas, com aulas teóricas e práticas. Além da própria Setran, o treinamento foi realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), para padronização no processo de fiscalização.
A nova atividade dos servidores da corporação foi regulamentada pelo decreto 1.698/2017, que acrescenta este item às atribuições específicas da carreira da Guarda Municipal. “Iremos atuar como um complemento nessas ações, sem alteração nas tarefas atualmente desempenhadas pela Superintendência de Trânsito (Setran)”, afirma o diretor-geral da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário