quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Comédia “Adeus, Palhaços Mortos” é a tração da Caixa Cultural neste fim de semana


Três grandes artistas circenses do passado acidentalmente se reencontram, depois de muitos anos, na antessala de uma agência de empregos. Eles sabem que só um será escolhido. Nesse dia, suas amizades, memórias, segredos, pequenezas e vilanias serão expostos, criando, dessa maneira, uma ode ao ofício do ator e uma profunda reflexão sobre os fundamentos filosóficos da carreira artística. A sala de espera desse teste de casting – que nunca acontece – revela-se um não-lugar, um limbo onde essas três figuras se veem condenadas a rever suas escolhas éticas e estéticas, num exercício infinito de reflexão sobre a resiliência do artista, a urgência da Arte e a sacralidade do ofício. Essa é a temática de “Adeus, Palhaços Mortos”, baseada no texto do romeno Matei Visniec, que será encenado na Caixa Cultural Curitiba neste final de semana.
A peça marca a consolidação da parceria artística entre a companhia “Academia de Palhaços” e o diretor José Roberto Jardim, que já trabalharam juntos em diversas ocasiões e configurações, mas que pela primeira vez se encaram como elenco e diretor. O espetáculo recebeu o prêmio Shell de Melhor Cenário, o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo de Grupo e o prêmio de Melhor Direção pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (Prêmio APTR). A montagem representou o Brasil no Festival “World Stage Design 2017” em Taipei (Taiwan) e nos Festivais Internacionais de Trabzon e Antália, ambas na Turquia.
A “Academia de Palhaços” foi fundada por atores oriundos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Em 2018 comemora 11 anos de trajetória de pesquisa e produção teatral continuadas. A companhia deu início a uma investigação cênica sobre o palhaço de picadeiro brasileiro e, nos dez espetáculos produzidos até o momento, cinco deles foram realizados sobre uma Kombi-Palco num projeto de teatro itinerante.
Depois que a Kombi pegou fogo, em 2015, a companhia quase terminou. Dispostas a seguir com o trabalho, as artistas Laíza Dantas e Paula Hemsi convidaram o diretor José Roberto Jardim que, diferente da companhia original, tem seu olhar voltado ao teatro contemporâneo.

Indicadas para maiores de 12 anos, as encenações de “Adeus, Palhaços Mortos” acontecem sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.


Nenhum comentário:

Postar um comentário