quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Polskafest Curitiba começa nesta sexta, com atrações gastronômicas e culturais


Para quem quiser aproveitar o final de semana e o Dia dos Pais com música, dança e gastronomia, começa nesta sexta-feira (10) e vai até domingo (12), na Sociedade Cultural Abranches, em Curitiba, a 2ª edição PolskaFest, que tem como objetivo valorizar a rica cultura polonesa e também iniciar os festejos para comemorar o sesquicentenário da imigração polonesa, que será em 2020. Neste ano, a festa acontece no bairro Abranches, que fica em uma das regiões de maior concentração de descendentes de poloneses do município de Curitiba.
A programação inicia nesta sexta, das 17h às 23h. No sábado e domingo, tem início às 11h e encerra às 23h. Os visitantes poderão aproveitar diversas atrações gastronômicas e culturais voltadas para toda a família, curtindo momentos de descontração e lazer.  A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá doar um quilo de alimento não-perecível, que será destinado para entidades carentes.
O Salão da Sociedade Cultural Abranches receberá diversas atrações culturais, entre elas a exposição de artesanatos e fotografia promovida pela Casa da Cultura Polônia-Brasil, apresentações de bandas e grupos folclóricos. Na parte gastronômica, haverá comidas típicas polonesas, de etnias convidadas, além de food trucks e cervejarias para agradar todos os paladares .

GRUPOS FOLCLÓRICOS E BANDAS - As principais atrações culturais ficam por conta das apresentações dos grupos folclóricos poloneses: Wawel (São José dos Pinhais-PR), Junak (Curitiba-PR), Hercílio (São Bento do Sul-SC) e Karolinka (São Mateus do Sul-PR). O público poderá acompanhar ainda os shows, com as bandas: Os Gaideski, Coração Nativo, Miguel Taborda & Cia e Banda Alkimia.

PRATOS TÍPICOS POLONESES E DE OUTRAS CULTURAS - O grande destaque do evento será o tradicional prato polonês pierogi, que será servido por pela pierogueria Pierogi do Miro. O prato terá os seguintes recheios: Ricota com batata, Frango com batata, Repolho com batata, Batata com temperos. Para acompanhar, o público poderá escolher os molhos: Calabresa (cebola, linguiça, bacon em cubinhos refogados na manteiga), Branco Bechamel (molho à base de leite, cremoso e delicado) e Champignon (molho à base de creme de leite com champignon refogado fresco).
Na parte gastronômica, terão ainda o Pirô na Batatinha, servindo Batata em Cone, a Aero Burguer, com opções de Hambúrguer, e a Phoenix com diversas opções em pasteis. A empresa Churros Divinos, de churros gourmet estará com o cardápio voltado para os doces, além da Cafeteria com Cucas com 10 opções de sabores.

AULA-SHOW COM PRATOS POLONESES - Uma das novidades dessa edição do PolskaFest, serão as duas Aulas-Show de receitas de pratos poloneses, que serão ministradas pelo chef Diego Machalesky, de Joinville. Ele estará na festa sábado e domingo, às 14h30. Serão três receitas por dia com os pratos: Zapiekanka (sanduiche), Barszcz Burakowy (caldo de beterraba), Golabki (charuto de repolho), Kotlet schabowy (carne de porco), Placki ziemniaczane (panqueca de batata) e Zurek (sopa centeio). As aulas serão gratuitas e terão duração em média de 1h30.
Elas terão o objetivo de difundir e apresentar receitas fáceis e baratas comenta o chef. “Os pratos que escolhi são receitas acessíveis, que vão um pouco além do tradicional polonês que conhecemos. Estarei lá orientando e tirando dúvidas para que os participantes possam saber que existem outros pratos, além do pierogi. Também distribuiremos um material com as receitas para que os participantes possam fazê-las em casa”, finaliza.
Na parte de bebidas, estarão as cervejarias de nome e sobrenome poloneses Wensky Bier e DUM, além da OAK Bier e mais duas convidadas, servindo opções para todos os paledares. O Cantinho da  Vodka ficará por conta importada polonesa ZUBROWKA, aquela da graminha do bisão.

MISSA - No dia 12 de agosto, comemorado o Dia dos Pais, haverá uma missa especial ministrada em homenagem aos patriarcas das famílias, às 10h30 na Igreja de Sant´Ana, que fica a poucos metros da Sociedade. A festa dará início a Semana da Família na Igreja (pois todos os dias até o próximo sábado(18), haverá uma atividade para as famílias à partir das 19h30).

SOBRE A POLSKAFEST - A 1ª edição do evento foi realizada no município de Araucária em 2017, na região da antiga colônia Thomaz Coelho (Araucária, Contenda, Campo Largo, Lapa e entorno), para celebrar os 140 anos da imigração polonesa. E neste ano, é a vez da região Norte de Curitiba, que irá comemorar o sesquicentenário da imigração polonesa, em 2020 e já começa os preparativos para uma grande sequência de festas desta tão importante data.

PROGRAMAÇÃO DA 2ª POLSKAFEST CURITIBA

DIA 10 DE AGOSTO - SEXTA
17h - Abertura da casa
18h - Atividades de Palco, Exposição e gastronomia.
19h30 - Abertura, Cônsul Geral da República da Polônia: Sr. Marek Makoski
20h - Miguel Taborda & Cia

DIA 11 DE AGOSTO - SÁBADO
11h - Almoço - Espaços Gastronômicos
14h30 - Aula Show de Gastronomia - Chef Diego Machalesky
16h00 - Grupo Folclórico Hercílio – São Bento do Sul - SC
16h30 - Gincana de Palco - Prepare sua Criatividade!
17h - Grupo Folclórico Wawel - São José dos Pinhais
17h30 - Os Gaideski
18h30 - Grupo Folclórico Karolinka - São Mateus do Sul
19h - Grupo Folclórico Junak - Curitiba
20h - Banda Alkimia
21h - Banda Coração Nativo

DIA 12 DE AGOSTO – DOMINGO – DIA DOS PAIS
10h30 - Missa do Dia dos Pais - Igreja de Sant´Ana
11h - Almoço - Espaços Gastronômicos
14h30 - Aula Show de Gastronomia - Chef Diego Machalesky
16h - Gincana de Palco - Venha divertir-se com o seu pai!
17h30 - Miguel Taborda & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário