terça-feira, 14 de agosto de 2018

Prêmio Paraná de Literatura 2018 recebe mais de 1,8 mil inscrições


A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou o número de concorrentes ao Prêmio Paraná de Literatura 2018, cujas inscrições se encerraram em 31 de julho. No total, foram enviados 1.852 livros inéditos, divididos em três categorias: Poesia - Prêmio Helena Kolody (797 obras), Romance - Prêmio Manoel Carlos Karam (523) e Contos - Prêmio Newton Sampaio (532). Os trabalhos foram inscritos pela internet, gratuitamente, por meio do site www.bpp.pr.gov.br.
Autores de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de brasileiros residentes em vários países do exterior, enviaram trabalhos. Os Estados com mais participantes são, pela ordem, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A exemplo do que foi verificado em 2017, o número de inscritos neste ano indica um equilíbrio entre escritores jovens e mais velhos: 47% têm até 40 anos, enquanto 53% estão acima dessa faixa etária. Quanto ao gênero dos concorrentes, o predomínio masculino continua - 71,5% de homens contra 28,5% de mulheres.
Para o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, o concurso deste ano marca a consolidação do sistema online de inscrições, adotado em 2017 e que tornou todo o processo mais acessível e democrático. “Desoneramos os concorrentes das despesas postais e de impressão. O resultado é uma participação maciça pelo segundo ano consecutivo”, afirma.
O resultado do concurso será divulgado até a primeira quinzena de dezembro. O vencedor de cada categoria receberá R$ 30 mil e terá sua obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão reeditar os títulos comercialmente. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria, a serem anunciados pela BPP em setembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário