terça-feira, 28 de agosto de 2018

Pesquisa sobre os hábitos culturais dos curitibanos será apresentada na Capela Santa Maria


Os curitibanos estão entre os que mais frequentam museus no Brasil. A constatação foi feita pela pesquisa da JLeiva Cultura & Esporte e os resultados do levantamento serão apresentados na quarta-feira (29), a partir das 14h, na Capela Santa Maria.
A apresentação tem entrada gratuita e vai tratar dos desafios nacionais para incrementar a economia da cultura como eixo de desenvolvimento estratégico para Curitiba e para o Brasil. As inscrições podem ser feitas no site www.culturanascapitais.com.br.
O evento terá a presença de João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, responsável pela concepção do estudo. Participam ainda do encontro, Ricardo Meirelles (PrimaPágina), Marlene Treuk (Datafolha), Cristine Pieske (Museu Oscar Niemeyer), Leandro Knopfholtz (Festival de Teatro de Curitiba), Marino Galvão Jr. (Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC), Ana Cristina de Castro (Fundação Cultural de Curitiba) e Beto Lanza (Fundação Cultural de Curitiba).

Sobre a pesquisa - A pesquisa Cultura nas Capitais apresenta um detalhamento inédito sobre a relação com atividades culturais e de lazer da população de 12 capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém e São Luís –, um universo que representa mais de 33 milhões de brasileiros.
Foram ouvidas 10.630 pessoas com idade a partir de 12 anos, entre os dias 14 de junho e 27 de julho de 2017. As pessoas foram abordadas pessoalmente em pontos de fluxo.
A amostra feita na capital paranaense mostrou que os curitibanos dividem com a capital mineira a primeira colocação no ranking de frequência a museus, entre as maiores cidades brasileiras. De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados afirmaram ter visitado um museu da cidade no período de um ano. Apesar do recorde nacional compartilhado, ir ao museu não é a atividade cultural preferida dos curitibanos. Segundo o grupo que respondeu à enquete, as atividades preferidas são a ida ao cinema (68%) e leitura de livros (67%).
Além dessas questões, o estudo procura ainda entender como algumas variáveis demográficas, sociais, econômicas e comportamentais influenciam a vida cultural da população. Questões que avaliam o impacto das novas tecnologias e a forma pela qual a população escolhe as suas atividades culturais também foram objetos de estudo.

Livro e plataforma digital interativa - Os dados detalhados e as principais conclusões da pesquisa estão compilados na publicação "Cultura nas Capitais: Como 33 Milhões de Brasileiros Consomem Diversão e Arte". O livro contém 180 infográficos e análises assinadas por especialistas de 15 temas abrangidos pelo estudo: Tempo livre, Acesso e Prática, Educação, Renda, Gênero, Idade, Religião, Cor da Pele, Cultura e Tecnologia, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Políticas Públicas e Cidades.
Todas as informações também estarão disponíveis para acesso público e gratuito no site: http://www.culturanascapitais.com.br. A plataforma interativa permitirá ainda o cruzamento livre de dados compilados, servindo como importante ferramenta de análise para o usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário