terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Casa da Leitura Augusto Stresser tem programação especial de aniversário

A Casa da Leitura Augusto Stresser está completando cinco anos neste 4 de dezembro e a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma programação especial para comemorar o aniversário. O local, que fica no Centro de Criatividade, no Parque São Lourenço, é o segundo espaço do gênero implantado pela FCC.
Entre as atrações, que ocupam toda a semana em torno da data, não estão apenas as tradicionais rodas de leitura (de literatura, cinema, dança-teatro e música) e contações de histórias, mas também palestras, oficinas, saraus e exposições destinadas a todas as faixas etárias e integrando o Centro de Criatividade de Curitiba, o Teatro Cleon Jacques e o Parque São Lourenço.
As ações também pretendem fortalecer vínculos com os profissionais que já desenvolveram projetos no espaço em momentos anteriores, ajudando assim a manter viva a memória do local, além de oferecer ao público maior variedade de ações.
De acordo com Daniele Rosa, mediadora de leitura da Casa, o objetivo principal da programação comemorativa é tornar o local “um espaço mais vivo, no sentido físico e simbólico, que se configure como ambiente de convivência e troca de experiências a partir da leitura, literária e de outras linguagens”.
Ela, espera que essas ações atraiam um grande número de pessoas e tornem a Casa mais conhecida e frequentada. “Apesar do acolhimento proposto no espaço, talvez ainda haja nas pessoas o receio de adentrar no desconhecido, de explorar um lugar novo, de transpor a ponte que separa a curiosidade da descoberta”, avalia.“Que a população, mais do que se sentir convidada, possa perceber que é um equipamento público dedicado a ela e que, portanto, pode ser habitada intensamente, de forma livre e prazerosa”, conclui Daniele.

Sobre a Casa – A Casa da Leitura homenageia, em seu nome, o compositor e músico paranaense Augusto Stresser, que também foi desenhista, pintor, poeta, jornalista e pioneiro da fotografia. Integrante do Programa Curitiba Lê, desenvolvido pela FCC, o espaço possui um acervo de aproximadamente 4 mil títulos para empréstimo e leitura local, além de desenvolver projetos de incentivo à leitura, voltados para a população em geral e instituições da Regional Boa Vista. Fornece cadeiras e espreguiçadeiras àqueles que desejem emprestar um livro para ler no parque.
“É um espaço dedicado aos amantes da leitura, àqueles que têm pouca proximidade com a literatura, já que nela podem descobrir o prazer de ler, o gosto pelas rimas, a magia das línguas e das linguagens”, explica Daniele. Além disso, o local também é voltado à pesquisa, estudos e elaboração de projetos relacionados à leitura e à criação literária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário