terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Instituto Cervantes promove mostra de cineastas espanholas

O Instituto Cervantes de Curitiba promove, entre os dias 12 e 15 de dezembro, o ciclo “Espaço Feminino - Mulheres Diretoras no Cinema Espanhol”. A mostra exibirá gratuitamente, na Cinemateca de Curitiba, filmes de cinco cineastas espanholas que conquistaram a indústria cinematográfica internacional.
As mulheres ganharam espaço no cinema espanhol a partir da década de 1990, quando pioneiras como Pilas Miró, Josefina Molina e Cecília Bartolomeu inspiraram outras profissionais a vencerem barreiras políticas para ter seu espaço no mercado cultural. Os filmes produzidos pelas cineastas apresentam histórias vistas a partir de um olhar feminino, com uma identidade estética marcante.
Os trabalhos das diretoras de cinema passaram a ser destacados com a criação da CIMA, a Associação de Mulheres Cineastas e Meios Audiovisuais, que objetiva incentivar a presença feminina no meio audiovisual. Na Espanha, 20% dos roteiros e das direções são de mulheres e cerca de 8% dos filmes produzidos são direcionados ao público feminino. Por isso, a CIMA apoia cineastas e busca igualdade entre homens e mulheres no cinema.

Filmes

“Cosas que nunca te dije” (Espanha/Estados Unidos, 1996. Ficção. 93 minutos), de Isabel Coixet, conta a história de uma jovem que tenta reconquistar seu namorado gravando um vídeo com coisas que ela nunca disse a ele. Dia 12, às 16h e às 20h.

“Tres dias con la família” (Espanha, 2009. Ficção. 96 minutos), de Mar Coll, mostra o reencontro de uma mulher com sua família, depois de anos sem vê-los. Dia 13, às 16 e às 20h.

“Siete mesas de billar francés” (Espanha, 2007. Ficção. 110 minutos), de Gracia Querejeta, retrata a vida de uma mulher que descobre que seu pai está morto e que ele mantinha em segredo um negócio, com mesas de bilhar. Dia 14, às 16h e às 20h.

“De tu ventana a la mia” (Espanha, 2011. Ficção. 107 minutos), de Paula Ortiz, um retrato das experiências femininas em diferentes idades e diferentes gerações. Dia 15, às 16h.

“El cielo gira” (Espanha, 2005. Documentário. 115 minutos), de Mercedes Àlvarez, que conta a história de um pintor que se muda com a mulher um povoado que guarda grandes segredos. Dia 15, às 20h.

Todos os filmes têm legenda em português e são indicados para maiores de 12 anos. Informações: curitiba.cervantes.es.

Instituto Cervantes - É o órgão oficial criado pelo governo espanhol em 1991 para promover o ensino da língua espanhola, assim como contribuir para a difusão da cultura da Espanha e dos países hispano-americanos. Atualmente, está presente em 86 cidades de 43 países. A unidade de Curitiba, criada em 2007, oferece cursos de língua e clube de conversação, além de debates, seminários, exposições artísticas, musicais e exibição de filmes. Ela responde pelo exame de proficiência DELE dos estados do Paraná, Santa Catarina e também do Paraguai. A biblioteca do Instituto Cervantes de Curitiba é aberta à comunidade e possui o maior acervo de livros em espanhol do estado, com 12 mil títulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário