terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Série “Memória do Brasil” mostra o transporte público na década de 50

A série “Memória do Brasil”, da TV éParaná (canal 9), apresenta nesta quarta-feira (11) o transporte público no país. As produções de Jean Manzon, feitas há 50 anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostram que a ineficiência não é problema recente, provocado pelo adensamento populacional das grandes cidades.
O documentário “A luta pelo transporte em São Paulo”, produzido em 1952, é narrado por Oswaldo Luiz e mostra a precariedade do transporte público na capital paulista. Filas imensas nos pontos finais e lotações caindo aos pedaços e caminhões paus-de-arara eram usados para transportar pessoas da periferia rumo ao centro da cidade. Depois de mostrar as mazelas, o filme apresenta o que parecia ser a solução: o ônibus elétrico – o famoso trolley.
“O transporte dos cariocas” abre o segundo bloco do programa. Produzido dois anos depois, em 1954, fala sobre a situação do transporte público no Rio de Janeiro e mostra o caos vivido pelo carioca para se locomover na cidade naquela época. “O maior trabalho do carioca é chegar ao trabalho”, diz o texto. Enquanto isso, as imagens mostram cenas impressionantes de trens e bondes, com gente pendurada do lado de fora, num equilíbrio quase impossível.
A série “Memória do Brasil” é exibida às quartas-feiras pela TV éParaná e é apresentada pelo jornalista e escritor Ruy Castro. O programa também pode ser assistido pelo site www.rtve.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário