quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Museu Oscar Niemeyer recebe exposição do arquiteto e designer Jayme Bernardo

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe nesta quinta-feira (19), às 19 horas, na sala 5,  a exposição “Jayme Bernardo, designer”, com curadoria e concepção de Consuelo Cornelsen.  A mostra fica em cartaz até o dia 8 de março de 2014.
São 22 peças de mobiliário expostas, resultado de seu trabalho de design com linhas assinadas e produzidas em escala industrial, entre mesas, aparadores, bancos, pufes, cadeiras, poltronas e sofás de autoria de Jayme e sua equipe – a divisão de seu escritório denominada “Jayme Bernardo Design”. Entre elas, três já premiadas na versão brasileira do IDEA Awards, categoria Prata: a mesa Medusa, em 2012, e as linhas Taj e Arcos, em 2013. Para a curadora Consuelo Cornelsen, “a exposição foi pensada para que os móveis concebidos fossem apresentados de maneira mais solta e integrados na modernidade escultórica do aço Corten e do videoclipe, onde o móvel se integra com a imagem e a textura sonora de forma criativa e interativa”.
Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o arquiteto e designer Jayme Bernardo sempre desenhou, desde a faculdade, móveis exclusivos para seus projetos de interiores. Em 2010 criou um departamento específico de design em seu escritório, “não só para aumentar a produção dessas peças, mas com a intenção de ter um espaço para criação de mobiliário que expressasse beleza estética, inovação no uso de materiais e, ao mesmo tempo, para ter conexão com os projetos arquitetônicos”, explica Jayme.
Para o arquiteto cada peça e linha são frutos de muito trabalho e da busca constante por aperfeiçoamento, desde seus aspectos criativos aos de inovação tecnológica e sustentabilidade: “o que torna uma peça realmente única, para mim, é o fato de poder admirar como ela pode reunir beleza, estética, funcionalidade, inovação material e produção eficiente; essa união de grandes qualidades dá sua personalidade e, em consequência disso, singularidade a todo o ambiente que ela integra”, afirma.

JAYME BERNARDO - Nascido em São Paulo e criado no Paraná, Jayme Bernardo mantém há 30 anos seu escritório de arquitetura em Curitiba – e filiais em São Paulo e Miami. Neles desenvolve interiores de residências, hotéis, restaurantes e casas noturnas, além dos projetos de arquitetura, design e eventos.
Equilibrado entre forma e função e criterioso com a plástica e a estética, busca o novo e atua bastante em São Paulo, além da capital paranaense, e em diversas cidades no País –  assim como no exterior: Estados Unidos EUA (Miami e NY), França (Paris) e Angola.
Desenvolve seu próprio design de móveis em madeira, laca, metal, resina e tecido. Nas mostras de decoração nacionais, as edições da Casa Cor de Curitiba e São Paulo lhe renderam muitos prêmios na última década – quando também ganhou premiações da indústria: Deca e Docol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário