terça-feira, 17 de dezembro de 2013

"Memória do Brasil" mostra a construção da ponte Rio-Niterói

A TV éParaná exibe nesta quarta-feira (18), às 23h, mais um capítulo da série "Memória do Brasil". O filme "A Ponte Rio-Niterói", produzido em 1973, tem narração de Sérgio Chapelin e mostra como foi construída a ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, entre 1971 e 1974, feita no pior momento da ditadura militar.
O documentário mostra cada etapa da construção, desde os estudos iniciais, em 1969, e destaca as sondagens do solo no fundo da Baía de Guanabara, feitas com a ajuda do Serviço Geográfico do Exército.
No segundo bloco do programa, o destaque é o documentário "Amazônia Vai ao Encontro de Brasília", produzido em 1958. O filme apresenta, nas primeiras cenas, a fauna da região: o tucano, a preguiça, o jacaré. Depois, a floresta compacta, cortada apenas pelo espaço livre dos rios. Na época, essas imagens ainda eram desconhecidas da maioria dos brasileiros.
Dali, corta para um aviãozinho que sobrevoa aquele lugar tão ermo, e nele, observando tudo, está o presidente Juscelino Kubitscheck.
O programa é apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Castro e pode ser visto pela internet em www.rtve.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário