quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Ópera infanto-juvenil faz releitura de clássicos em montagem inédita

A Capela Santa Maria Espaço Cultural abriga, neste fim de semana, apresentações do espetáculo "Beco", arranjo operístico em um ato, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor inglês Benjamin Britten (1913-1976). A colagem de cenas de óperas consagradas estará a cargo do coro infanto-juvenil curitibano Papo Coral, em uma releitura contemporânea, divertida e com elementos brasileiros, sob a direção cênica de Carlos Harmuch. O ensaio didático gratuito acontece às 20h de sexta-feira (6), sendo que as sessões estão agendadas para sábado (7) e domingo (8), também às 20h, com ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).
A narrativa envolve um grupo de jovens e crianças que se encontram em um beco, onde um universo musical se revela. A fantasia e sonhos das personagens quebram as barreiras entre o real e o imaginário. A produção proporciona um grande passeio pelo mundo operístico com uma linguagem cênica atemporal. “Como a presença das crianças nas óperas é sempre uma luz, uma brincadeira, uma esperança, em contraste aos dramas densos desse gênero, o espetáculo é contagiante e apropriado para o espírito de fim de ano”, destaca a idealizadora do projeto e diretora do Papo Coral, Cristiane Alexandre.
Com cerca de 35 cantores em cena, a montagem é inteiramente legendada e conta com solos interpretados pelos convidados Kalinka Damiani e Claudio de Biaggi. Dentre as cenas selecionadas estão A Flauta Mágica (Mozart), Carmen (Bizet) e Macbeth (Verdi), sendo que um dos pontos altos fica por conta de uma sequência de Sonho de Uma Noite de Verão, do compositor homenageado Britten, inédita em Curitiba.
Nos figurinos de Gustavo Krelling, personalidades da cultura popular brasileira, como Chacrinha e a seleção canarinho, contracenam com personagens clássicos do teatro e da literatura europeia, como William Shakespeare, tendo graffiti ao fundo. A produção executiva é da Paideia Produções Artísticas, com direção musical de Joaquim Paulo do Espírito Santo e direção cênica e conceito de Carlos Harmuch, coautor do projeto.
Carlos Harmuch é brasileiro, mas vive há anos na Suíça. Lá, divide seu tempo entre a direção de espetáculos e a formação profissional de cantores cênicos. Reconhecido no meio musical europeu como especialista em óperas barrocas, Harmuch dirigiu em 2009 a obra La Descente d’Orphée aux Enfers, de Marc-Antoine Charpentier, na noite de gala dos 50 anos do Festival de Flandres, na Bélgica. Também foi professor convidado da Academia Europeia de Música Antiga de Ambronay (França) e tem mestrado em Ópera e Dramaturgia pela Universi­dade de Sorbonne, em Paris.
Provocando um encontro agradável no palco entre passado, presente e futuro, "Beco" é um espetáculo para todas as idades. Uma síntese do que as crianças, jovens e adultos podem aprender com aquilo que passou para reinventar um futuro sempre mais colorido e criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário