quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Centro de Criatividade comemora 40 anos com arte e economia criativa

O Centro de Criatividade de Curitiba (CCC), espaço mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, recebe no próximo sábado (14) e domingo (15) o Bazar da Aldeia. Voltado para a difusão da economia criativa e promoção da arte desenvolvida em Curitiba, o evento levará ao Parque São Lourenço o talento dos artistas Rogério Dias, Iara Teixeira, Alfi Vivern, Elvo, Denise Roman, Luiz Rettamozo, Solda, Foca Cruz, Maureen Miranda, Cláudio Alvarez, Maria Alice Vaz, André Coelho, entre outros. Além de poder apreciar e adquirir obras de arte por preços promocionais, o Bazar da Aldeia reserva apresentações da bailarina Marina Prado, do Dj José Carlos Branco e do grupo Sambatom.

História – Inaugurado em 14 de dezembro de 1973 nas antigas instalações da fábrica de cola e beneficiamento de couro Boutin, no Parque São Lourenço, o Centro de Criatividade de Curitiba é mais um espaço da cidade que remete às origens da Fundação Cultural de Curitiba.
Há 40 anos, o CCC funciona como um laboratório de criação, com diversos ateliês e cursos das mais variadas modalidades artísticas. Lá estão instalados o Teatro Cleon Jacques, espaço alternativo para as artes cênicas, o Ateliê de Escultura e a Casa da Leitura Augusto Stresser, unidade dedicada à literatura. O Centro de Criatividade também dispõe de salas de exposições temporárias. O espaço foi um marco das inovações culturais vividas pela cidade naquela década. O espaço tornou-se um importante núcleo de discussão de arte e cultura. Abrigou os primeiros ateliês e mostras de gravuras, por onde passaram grandes artistas e nomes reconhecidos no cenário nacional. Ainda hoje funciona com o objetivo de estimular a criação, constituindo-se em importante centro de pesquisas e de desenvolvimento da criatividade em suas mais variadas formas.

Revitalização – As quatro décadas de intenso funcionamento fizeram com que o CCC, hoje, precisasse de uma grande revitalização, que acontecerá em 2014. Isso porque a FCC incluiu o espaço no Programa de Revitalização Copa do Mundo – FIFA 2014, do Ministério da Cultura (MinC), voltado exclusivamente às 12 cidades que sediarão os jogos. O Centro de Criatividade de Curitiba será contemplado com R$ 1,3 mi, destinado à ampla reforma de sua estrutura, com troca do telhado, reforma estrutural, substituição da parte elétrica e aperfeiçoamento da acessibilidade. As propostas se encontram agora em análise pelos técnicos do MinC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário