terça-feira, 12 de março de 2013

Bailarina do Teatro Guaíra lança quadrinhos do clássico Giselle

A bailarina Regina Kotaka, do balé Teatro Guaíra de Curitiba, lança na quinta-feira (14), às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação, “Balés Ilustrados: Giselle”. Este é o primeiro de uma série de livros cuja proposta, inédita, é ilustrar histórias há muito conhecidas pelo público apreciador da dança clássica. Nesse primeiro volume, Regina apresenta a história de amor entre a camponesa Giselle e o príncipe Albrecht, um clássico da era do balé romântico.
Com o intuito de colocar no papel imagens comumente apreciadas apenas em montagens ao vivo, Regina expressa, por meio de seus mangás, a emoção e o lirismo do libreto original de Théophile Gautier, encenado pela primeira vez na Ópera de Paris, em 1841, com coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot. Atualmente, o balé Giselle faz parte do repertório das mais importantes companhias nacionais de dança.
A escolha da linguagem em quadrinhos deve-se à sua expressão artística acessível, que, além de despertar o gosto pela leitura, exercitará a percepção, a imaginação, e a reflexão sobre distintas culturas e épocas, tanto para crianças e adolescentes, quanto para suas famílias e à sociedade.
Regina Kotaka, reconhecida nacionalmente por seu trabalho na área da dança, expõe agora seu dom como ilustradora. O trabalho, direcionado primeiramente para atender ao público infanto-juvenil que se dedica à dança, é instrumento facilitador para educadores que desejam explorar o universo de relações entre as imagens e a dança e para o público em geral, que terá acesso a uma abordagem do balé clássico mais dinâmica e compreensível.
As crianças se encantarão com as cores e as alusões ao mágico e romântico mundo do balé. Os adolescentes se identificarão com a opção pelo estilo do mangá, autenticamente moderno. Já os adultos se encantarão com a complexidade artística deste material pedagógico, homenagem a uma história de amor que sobreviveu ao tempo e à maldição das Wilis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário