quinta-feira, 14 de março de 2013

Diretores de cinema ministram oficinas de roteiro na Cinemateca

A segunda edição do projeto Ficção Viva, do programa Petrobras Cultural, traz a Curitiba neste ano seis realizadores de diferentes países ibero-americanos para ministrar oficinas de roteiro cinematográfico. Os dois primeiros são o diretor e roteirista recifense Kleber Mendonça Filho (foto) e o realizador português Miguel Gomes, que dirigem os cursos em março e abril.
Kleber Mendonça Filho e Miguel Gomes tiveram seus filmes mais recentes – “O Som ao Redor” e “Tabu” – apontados entre os melhores títulos de 2012 por publicações como The New York Times e Cahiers du Cinéma. “São diretores com proposições que nos interessam muito. Entendemos o projeto como uma oportunidade especial na formação de jovens realizadores, que saem desses encontros estimulados e cheios de energia”, diz Marcelo Munhoz, coordenador do Ficção Viva II ao lado de Rafael Urban.
A oficina de roteiro com Kleber Mendonça Filho acontece nos dias 16 e 17 de março e tem inscrições abertas no site www.ficcaoviva.com. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,00. Ainda no sábado, dia 17, haverá a exibição do filme “O Som ao Redor”, seguida de bate-papo com o diretor e a produtora Emilie Lesclaux. A sessão, com entrada gratuita, será na Cinemateca de Curitiba.
Em abril, o português Miguel Gomes vem a Curitiba acompanhado de seus co-roteiristas Mariana Ricardo e Telmo Churro. Além de participarem de debate após a exibição de “Tabu”, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, o trio ministra um workshop de quatro dias, no qual propõe um exercício de escrita a partir do método utilizado no roteiro de “As Mil e Uma Noites”, próximo filme de Miguel Gomes. As inscrições para a oficina serão abertas na segunda quinzena de março. O projeto Ficção Viva II segue até agosto, e ainda receberá outros dois convidados que fazem jus a este time.
Além do patrocínio do Programa Petrobras Cultural, Ficção Viva conta com a parceria do SESI-PR, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba.
Mais informações: 3324-3377 ou www.ficcaoviva.com onde está a programação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário