quinta-feira, 28 de março de 2013

Seis autores integram livro em lançamento no Novelas Curitibanas


Um dos presentes para a cidade, no mês em que Curitiba completa 320 anos, é o lançamento do livro “Dramaturgias Curitibanas 2011/2012”, que acontece às 19h desta quinta-feira (28), no Teatro Novelas Curitibanas. O livro, que na ocasião terá distribuição gratuita, reúne seis autores curitibanos, selecionados pelo Edital Oraci Gemba – Fomento em Literatura Dramática do Fundo Municipal da Cultura. A entrada é franca.
Em sua quarta edição, a publicação conta com as obras “23 de Setembro”, de Diego Fortes; “Otto e Maria”, de Enéas Lour; “Encontros Diários”, de Lígia Souza Oliveira; “Medeia”, de Luiz Felipe Leprevost; “Miguel Bakun, Sua Natureza...”; de Luiz Roberto Meira; e “O Beijo”, de Silvia Monteiro.
Diego Fortes apresenta o hipertexto como meio de expressão. Em fragmentos diversos, o autor revela o “23 de Setembro” da vida de Maria Elena, que une o Chile e o Brasil contemporâneos. Enéas Lour propõe uma história de amor, “Otto e Maria”, que tem como cenário o Brasil e a Alemanha nos tempo da 2ª Guerra Mundial, num manifesto contra o preconceito e a intolerância.
Ligia Souza Oliveira, em seu “Encontros Diários”, retrata a relação entre duas crianças que conversam e um rato que espreita num espaço-tempo deslocado, onde o que é e o que não é real não tem a menor importância. Luiz Felipe Leprevost mostra uma Medeia renovada. A condição da mulher em nossos dias é explorada de forma sensível e sem concessões. Luiz Roberto Meira, com “Miguel Bakun, Sua Natureza...”, propõe o choque entre o mundo real e a natureza delicada do artista. A vida e a morte de Miguel Bakun servem perfeitamente a esse propósito. Por fim, o beijo náutico de Sílvia Monteiro. A trama lírica de “O Beijo” se desenrola numa bucólica Paranaguá do século XIX.
O Teatro Novelas Curitibanas está situado na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco. Informações: 3321-3358.

Nenhum comentário:

Postar um comentário