quinta-feira, 14 de março de 2013

Cine Guarani apresenta documentário sobre arquitetura moderna de Curitiba

Entra em cartaz nesta sexta-feira (15), no Cine Guarani, o documentário longa-metragem “Traço Concreto”, sobre a arquitetura moderna em Curitiba. O novo trabalho dos cineastas Eduardo Baggio e Danilo Pschera aborda o universo da arquitetura modernista por meio das histórias de três casas (como se fossem personagens) e relatos de renomados arquitetos da área. A primeira sessão, às 20h, terá entrada franca e contará com a presença do diretor Danilo Pschera, do arquiteto Irã Dudeque (consultor do filme) e dos arquitetos-personagens Lolô Cornelsen, Salvador Gnoato e Marcos Bertoldi.
“Traço Concreto” registra três experiências arquitetônicas em Curitiba, tendo como personagens principais as próprias residências. Do nascimento de um projeto até a demolição da obra, a linha temporal seguida é a idade da casa. O documentário propõe uma interpretação inédita e particular do movimento moderno.
Para desenvolver esta estrutura em períodos foram pesquisados vários arquitetos e selecionados três que têm obras representativas, reconhecimento notório e que permitem a percepção da evolução da arquitetura de acepção moderna: Lolô Cornelsen, Salvador Gnoato e Marcos Bertoldi. De cada um desses arquitetos foram escolhidas casas específicas que pudessem demonstrar o processo de evolução e de influências arquitetônica.
A ideia de abordar este tema surgiu da importância crescente em se debater a relação entre as pessoas e a urbe. De forma pontual, o documentário proposto irá destacar as obras culturais geradas pelo movimento arquitetônico abordado, para o melhor conhecimento de um período histórico de Curitiba. Além disso, a escolha das obras arquitetônicas como personagens de um documentário se justifica porque a arquitetura é um documento de uma época. A definição de materiais construtivos, os valores envolvidos e a disposição dos cômodos, por exemplo, caracterizam um momento histórico que revela o cotidiano, fundamental para o reconhecimento da cultura curitibana.
O documentário evita a estrutura clássica da abordagem cronológica do fato histórico linear. De forma original, busca-se transformar a residência em personagem principal da história e será esta a linha a ser seguida, de seu nascimento até seu declínio, quando é abandonada e demolida. Desta forma é possível evidenciar a importância não só da construção de uma casa, mas também da preservação da arquitetura.
O Cine Guarani está situado no Portão Cultural (av. República Argentina, 3430, Portão). Sexta-feira (15) tem sessão especial às 20h, com entrada franca e presença do diretor Danilo Pschera, do arquiteto Irã Dudeque (consultor do filme) e dos arquitetos-personagens Lolô Cornelsen, Salvador Gnoato e Marcos Bertoldi. Os ingressos custam R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Informações: 3229-4484. Trailer do filme em: http://tracoconcreto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário