quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto EduCultura vai revolucionar o consumo de cultura pelos professores municipais

Dentro das comemorações pelos 320 anos de Curitiba, nesta quinta-feira (14), às 19h30, o Teatro do Paiol será palco para o lançamento do projeto EduCultura, que integra o novo Programa de Formação Continuada da Prefeitura, visando beneficiar 17 mil profissionais da rede municipal de ensino. Por meio da Fundação Cultural de Curitiba, o EduCultura vai facilitar e incentivar o acesso dos servidores da educação a espaços e eventos culturais da cidade.
 É importante destacar que não vamos oferecer atividades pedagógicas e sim colocar ao alcance dos professores e educadores uma série de atividades que contribua para o seu aprimoramento cultural. Nosso objetivo é tornar esses profissionais consumidores contumazes de cultura”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.
O presidente lembra que o consumo de cultura possibilita um ganho significativo na qualidade de vida do profissional da educação, inclusive com a diminuição do estresse. “Além da conquista de novas plateias, vamos fazer com que a cultura seja uma ferramenta importante no processo pedagógico das escolas”, ressalta Cordiolli. 
 A cultura está entre as novas demandas e desafios do país. Na nossa gestão, a área cultural será valorizada e terá a mesma prioridade que áreas como educação, saúde e segurança”, afirma o prefeito Gustavo Fruet ao falar sobre o Programa de Formação Continuada, que engloba os projetos EduCultura, EduTecnologia e EduPesquisa, sendo que os dois últimos estão em fase final de elaboração e em breve serão implantados.
No EduCultural, em todos os eventos promovidos diretamente pela Fundação Cultural, ou em parceria com outros produtores, haverá uma cota de ingressos para os profissionais da educação. Serão oferecidas entradas para cinema, teatro, dança, artes visuais, apresentações musicais e eventos literários. “Embora não seja apenas mais uma capacitação, o comparecimento nos eventos resultará em certificação para os profissionais, que poderão utilizá-la para o crescimento no quadro próprio da carreira”, enfatiza Cordiolli.
Para a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, “a intenção é dar condições para releituras e diferentes interpretações de mundo, extrapolando os muros da escola”, ressaltando a importância do trabalho articulado entre cultura e educação na formação dos profissionais do magistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário