quinta-feira, 28 de março de 2013

Exposições de fotografia, artes plásticas, moda e design podem ser visitadas em Curitiba durante a Páscoa


Quem estiver na capital paranaense neste feriado terá opções artísticas variadas para visitar nos espaços da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). 
No Museu de Arte Contemporânea (MAC), o público pode ver as obras contempladas na 64ª edição do Salão Paranaense, uma das principais premiações de artes plásticas do Brasil. São trabalhos de 25 artistas brasileiros sobre temas recorrentes, como a violência em suas diversas formas, a interação entre o homem e a natureza e questões de gênero, sociais e políticas.
Além das mostras que traçam a história do Paraná: ”Alma das Ruas”, “Coleção de pratarias e louças”, "Contestado: 100 anos da Batalha do Irani" e “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante”, o Museu Paranaense ainda conta com a exposição “Modos e Modas”, em que 11 manequins femininos com trajes de gala e passeio, de banho, de trabalho e lingerie, além de sapatos e acessórios revelam as transformações que o decorrer da história provocou no vestuário.
Quem se interessar por arte cosmopolita poderá visitar a Casa Andrade Muricy (CAM). “Espaço Arte Alemanha” traz olhares de artistas com diferentes nacionalidades que escolheram o país europeu como ponto central de sua vida e de seu trabalho.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece exposições que contemplam diferentes formas e períodos artísticos. Estão em cartaz as mostras “Múltiplo Leminski”, “Ione Saldanha: O tempo e a cor”, “Arte sobre papel”,  “Idea Brasil – o melhor do design brasileiro em 2012”, “PR BR - Produção da imagem simbólica do Paraná na cultura visual brasileira””, “Estruturas Brincantes”, “Museu em Construção” e “Cones”.
Já o Museu Alfredo Andersen reúne três mostras. “Jardins: espaços da memória”, de Juliane Fuganti, revela a pesquisa da artista acerca dos conceitos de gravar, permeada por questões referentes à memória e hibridização de imagens. “Espelho d’água”, de Laura Miranda, explora um trajeto de viagem à região sul da Índia e o retorno ao lugar de origem, um sítio na represa Passaúna. E “A Transcendência da Matéria”, de Lavalle e Soraia Savaris, apresenta a harmonia entre a pintura e a escultura, que conversam em linguagens diferentes, porém, buscando pela transcendência da matéria
Os ingressos para o Museu Oscar Niemeyer custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada), os outros espaços culturais têm entrada gratuita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário