quarta-feira, 13 de março de 2013

Exposição no Museu Paranaense revela as mudanças do vestuário feminino ao longo da história

Retratando a autonomia e a individualização da mulher ao longo do século 20, a mostra “Modas e Modos” está em cartaz até agosto no Museu Paranaense. São 11 manequins femininos com trajes de gala e passeio, de banho, de trabalho e lingerie, além de sapatos e acessórios, como chapéus, luvas, leques e mantilhas. A entrada é franca.
A exposição revela as transformações que o decorrer da história provocou no vestuário feminino, que seguiu novos padrões ditados pela autonomia econômica e social das mulheres. A crescente urbanização e industrialização conferiram novas dimensões ao universo feminino e uma modificação do papel exercido pela mulher dentro do mundo econômico. As mulheres passaram a adentrar novos espaços de sociabilidade, exercendo trabalhos nas fábricas, lojas, escritórios, telégrafos, armazéns, hospitais; criando novos hábitos e comportamentos da vivência feminina para além dos papéis de esposa e mãe.
Quadros a óleo e fotos do final do século XIX e início do XX, mostrando a mulher paranaense no universo de uma Curitiba que não mais existe. Uma mesa de chá e um ambiente de costura completam a mostra.
O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco, e a exposição “Modos e Modas” está aberta à visitação pública até agosto 2013, de terça a sexta-feira das 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Mais informações: 3304-3300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário