quinta-feira, 21 de março de 2013

Camerata Antiqua celebra aniversário de Curitiba

Os acordes da obra de Johann Sebastian Bach, executados pela Camerata Antiqua, homenageiam Curitiba no mês em que a cidade completa 320 anos. Sob a regência do maestro mineiro Luís Otávio Santos, a Camerata fará duas apresentações da Missa em Si Menor BWV 232: nos dias 22 (sexta-feira), às 20h, e 23 (sábado), às 18h30. Os concertos, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, marcam também a abertura da temporada 2013 de espetáculos do grupo curitibano, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Neste ano, a Camerata acrescenta às suas performances breves palestras de especialistas, numa iniciativa para disseminar a produção de grandes compositores. O convidado para a primeira edição dessa proposta é o maestro Osvaldo Colarusso, que tem atuado frente às principais orquestras do país, acumulando a regência de mais de 500 concertos. A palestra antecede as apresentações e, no dia 22, começa às 19h15, sendo que no dia 23 tem início às 17h45. 
 A excelência do trabalho da Camerata Antiqua de Curitiba é referenciada com a série de palestras, que até o final do ano reunirá comentaristas para abordar obras de autores consagrados, abrindo ao público novas janelas para a apreciação musical”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.
Em 2013, a Camerata Antiqua, formada por Coro e Orquestra, mantém a tradição de executar obras monumentais nos eventos que marcam a cultura ocidental, tendo como convidados regentes nacionais e estrangeiros. Embora fiel às suas origens, dedicando-se à produção barroca, o grupo amplia o repertório, incorporando composições de autores de outras épocas, além de realizar apresentações com representantes de diferentes linguagens musicais.
Outra novidade na programação da Camerata Antiqua é a “Série Ritornello”, dedicada àqueles que construíram uma carreira musical erudita em Curitiba e hoje integram importantes instituições em outros países. O virtuosismo do grupo curitibano extrapola fronteiras e permite turnês como a do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, que representará o Brasil na Bienal de Coros em Aachen (Alemanha), no mês de junho.
A Capela Santa Maria – Espaço Cultural está situada na rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro, e os ingressos para esta apresentação da Camerata custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário