segunda-feira, 18 de março de 2013

Museu da Imagem e do Som do Paraná organiza mostra de cinema inspirada na obra de Nelson Rodrigues

Considerado o mais importante autor teatral brasileiro e adaptado diversas vezes para o cinema, Nelson Rodrigues é o tema desta mostra de cinema organizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) que ocorre entre os dias 19 e 22 de março de 2013, sempre às 20h, no Auditório Brasílio Itiberê. A entrada é franca e a classificação indicativa é 16 anos.
Quatro dos melhores filmes inspirados em peças do dramaturgo serão exibidos na mostra. Três obras são dirigidas por importantes diretores do nosso cinema: Arnaldo Jabor, Leon Hirzman e Bruno Barreto e a mais recente delas por um filho do autor, Jofre Rodrigues. Outro grande atrativo da Mostra são elencos compostos por grandes nomes dos nosso palcos e telas, como Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Paulo Gracindo, Ney Latorraca e Tarcísio Meira. Também em papéis de destaque aparecem as atrizes paranaenses Simone Spoladore e Letícia Sabatella.
Antes da sessão de abertura, no dia 19 (terça), o premiado diretor teatral e dramaturgo Edson Bueno vai falar sobre o filme "Toda Nudez Será Castigada" e o universo de Nelson Rodrigues, autor que Bueno encenou diversas vezes em Curitiba.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19 - Toda Nudez Será Castigada - de Arnaldo Jabor, com Darlene Glória e Paulo Porto - apresentação de Edson Bueno. Em uma família tradicional, Herculano, um homem puritano que só tinha tido uma mulher na vida, prometeu para seu filho, enquanto a esposa agonizava, que jamais teria outra mulher. Após se embebedar, Herculano vai a um bordel e encontra Geni. Passa a noite com ela e os dois se apaixonam. Herculano promete se casar com ela, mas para isto precisa fazer Serginho viajar.

Dia 20 - O Beijo no Asfalto - de Bruno Barreto, com Tarcísio Meira e Ney Latorraca. Um homem é atropelado e antes de morrer pede um beijo na boca a outro homem que o socorre. O fato vira notícia, desencadeando uma onda de repressão social e explosão de sentimentos e preconceitos até então reprimidos.

Dia 21 - A Falecida - de Leon Hirzsman, com Fernanda Montenegro e Paulo Gracindo. Zulmira, mulher pobre do subúrbio sonha com um funeral de luxo para compensar sua vida simples e miserável num subúrbio do Rio de Janeiro. Com interpretação notável de Fernanda Montenegro, em seu primeiro papel no cinema, o filme expõe a alienação da mulher que idealiza a própria morte como redenção para o vazio existencial.

Dia 22 - Vestido de Noiva - de Jofre Rodrigues, com Marília Pêra e Simone Spoladore. Após ser atropelada, Alaíde sofre perda de memória. Durante uma operação ela começa a se recordar de sua vida desde o momento em que leu o diário da cafetina Madame Clessi, ao mudar-se para a casa que há cerca de 37 anos havia sido um bordel. Daí em diante, o que se vê é um jogo onde alucinação e realidade se misturam.

O Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura) está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário