terça-feira, 19 de março de 2013

Um Escritor na Biblioteca recebe Ignácio de Loyola Brandão

Personalidade influente da cultura brasileira, Ignácio de Loyola Brandão abre a temporada 2013 do projeto "Um Escritor na Biblioteca". O encontro acontece no dia 3 de abril, a partir das 19 horas, no Auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná. Ao longo do ano, a BPP receberá mais sete autores para o bate-papo. A entrada é franca.
A prosa de Loyola Brandão transita por diferentes estilos. Um dos mais prolíficos autores em atividade no Brasil, o escritor já publicou romances, contos, biografias e relatos sobre viagens, além de obras infanto-juvenis. A conversa será mediada pelo escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda.
Nascido em 1936, em Araraquara, Loyola Brandão publicou mais de 40 livros, entre os quais Não verás país nenhum, Zero e Bebel que a cidade comeu. O autor venceu o prêmio Jabuti duas vezes. Vários de seus livros foram traduzidos para outras línguas, entre elas o italiano, inglês e alemão. Atualmente, ele é cronista no jornal O Estado de S.Paulo.

O projeto - "Um Escritor na Biblioteca" é a reedição do projeto homônimo que aconteceu na década de 1980, no qual os convidados falam sobre leitura, trajetória literária e assuntos relacionados ao universo do livro. A proposta foi retomada em 2011 com o objetivo de reafirmar o importante papel da BPP na formação de novos leitores.
Em dois anos, quase duas dezenas de escritores passaram pelo auditório da BPP. Nomes como Milton Hatoum, Sérgio Sant'Anna, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Reinaldo Moraes, Marçal Aquino, Antônio Torres, Elvira Vigna e João Gilberto Noll participaram do evento, falando de suas carreiras e obras e compartilhando com o público suas trajetórias como leitores.
As conversas também são transcritas, editadas e publicadas no Cândido, jornal de literatura da BPP. O segundo encontro de 2013, marcado para o dia 8 de maio, traz o escritor Roberto Gomes.
Mais informações: 3221-4900 ou www.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário