quarta-feira, 13 de março de 2013

Teatro Guaíra apresenta balé da Cia. de Dança Olga Roriz

Por iniciativa do governo português e inserido na programação do "Ano de Portugal no Brasil", o balé “A Cidade”, da Cia. de Dança Olga Roriz, será apresentado no Guairão neste sábado (16), às 20h30, com entrada gratuita. O objetivo é divulgar a cultura contemporânea portuguesa no Brasil.
Olga Roriz realizou dois importantes trabalhos para o Balé Teatro Guaíra. Em 1990 montou o bailado Treze Gestos de Um Corpo, que teve várias apresentações e, em 2012, remontou A Sagração da Primavera, balé do compositor russo Igor Stravinsky.
Os trabalhos de Olga Roriz foram apresentados nas principais capitais europeias, assim como nos Estados Unidos, Brasil, Japão, Egito, Cabo Verde, Senegal e Tailândia, e abrange um vasto percurso de criação de movimento para o teatro e ópera. No cinema ela realizou três filmes: Felicitações Madame, A Sesta e Interiores.
Sua biografia foi publicada em 2006 pela editora Assírio&Alvim, com texto de Mônica Guerreiro. Olga Roriz recebeu relevantes prêmios nacionais e estrangeiros, entrer os quais destacam-se o 1º Prêmio do Concurso de Dança de Osaka-Japão (1988); Prêmio da melhor coreografia da Revista Londrina Time-Out (1993); Prêmio Almada (2004); condecoração com a insígnia da Ordem do Infante Don Henrique (2004); Grande Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores e Millenium BCP (2008); e Prêmio da Latinidade (2012).
Em 1995, a coreógrafa fundou a Companhia Olga Roriz e, ao longodesses 18 anos, tornou-se referência de qualidade profissional e artística no panorama nacional e internacional da dança contemporânea portuguesa.
Olga Roriz se prepara para estrear em maio, em Lisboa, um novo espetáculo - o solo de "A Sagração da Primavera" - para as celebrações do centenário da obra escrita pelo compositor russo Igor Stravinsky, que revolucionou a música do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário