quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Água tem mostra de animais empalhados em Curitiba

Dentro das comemorações do Dia Mundial da Água - nesta sexta-feira (22) -, na Praça Rui Barbosa, uma grande exposição, com cerca de 60 animais taxidermizados, será aberta ao público às 11 horas.
A exposição é composta por uma trilha de 16 metros, chamada de Safári Noturno, repleta de aves, répteis e mamíferos de diferentes regiões do Estado, do país e do mundo.
No trajeto, que os visitantes iluminam com lanternas, é possível ver um tigre-de-bengala, um dos maiores carnívoros do planeta ameaçado de extinção, com três metros de comprimento e cerca de 300 quilos; um lobo-guará, característico da região dos Campos Gerais; uma cotia, responsável por grande parte do plantio da araucária no Paraná; e uma harpia ou gavião-real, maior águia do planeta. O público também verá o macaco mandril, que vive em bandos na África Ocidental e o macaco siamango, originário das florestas das montanhas da Malásia.

Instituto Harpia - Os animais taxidermizados pertencem ao acervo do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio.
De acordo com o presidente do Instituto e diretor do Departamento de Museu e Taxidermia da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, João Galdino, os animais empalhados foram recolhidos em apreensões feitas pelo Ibama e pela Polícia Federal, em poder de caçadores. Outros morreram em cativeiros ou zoológicos. “O acervo foi montado ao longo de 55 anos”, destaca.
A exposição estará aberta até o dia 28 de março, inclusive no fim de semana, das 10 às 20 horas. Junto ao estande, todos os dias, entre 12 e 14 horas, e nos finais da tarde, entre 18 e 20 horas, serão realizados shows com atrações locais.

Década da água - O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Esse dia é comemorado de várias formas, mas a questão principal é a discussão e reflexão sobre o papel de cada um no cuidado com a água, elemento essencial para a vida no planeta.
A ONU estima que um bilhão de pessoas não tem acesso ao abastecimento suficiente de água suficiente, estabelecido “como uma fonte que possa fornecer 20 litros por pessoa por dia a uma distância não superior a mil metros”. A Assembleia Geral da ONU definiu o período de 2005 – 2015 como a “Década Internacional da Água para a Vida”.
O ano de 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, de acordo com a Organização das Nações Unidas. O tema chama a atenção para a importância dos recursos hídricos e da sustentabilidade de seu manejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário