sexta-feira, 8 de julho de 2016

Domingo tem concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

A apresentação, sob a regência do maestro Stefan Geiger, será no dia 10, às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) e terá obras dos compositores Gioacchino Rossini, Richard Strauss e Antonin Dvorák. O concerto é indicado para maiores de sete anos.
Geiger escolheu a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, do compositor italiano Gioacchino Rossini (1792-1868) para abrir o concerto. A obra é uma comédia e conta a história de Fígaro, barbeiro que faz de tudo, arranja casamentos, espalha boatos e tem muita imaginação. Esta é uma das 30 óperas escritas por Rossini, sendo uma das mais conhecidas e executada.
Outro compositor definido para este concerto é o alemão Richard Strauss. Dele será apresentada “Till Eulenspiegel, Poema Sinfônico, Op. 28”, composto em 1895. Till Eulenspiegel, personagem do folclore alemão, é descrito na obra como um grande pregador de peças, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Strauss é considerado um dos mais importantes representantes da Era Romântica além de ter sido regente da Filarmônica de Berlim e da Orquestra de Munique.
Encerra o programa a “Sinfonia n° 8, em sol maior, Op. 88”, do compositor tcheco Antonin Dvorák, escrita em 1889 e apresentada ao público no ano seguinte, em Praga, sob a regência do próprio autor. A obra, inspirada na admiração poética do homem diante da criação, possui atmosfera leve e serena, diferente de outras composições dele, como a Sétima Sinfônica, que é mais densa. Dvorák compôs nove sinfonias, mas considerou perdido o manuscrito da primeira. Somente após a morte dele, as quatro primeiras sinfonias foram descobertas, inclusive o manuscrito da primeira. Assim, elas ganharam a numeração que hoje é conhecida, não mais por ordem de edição, mas por ordem de composição.

Este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná é indicado para maiores de 7 anos e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário