domingo, 19 de dezembro de 2010

Arte contemporânea alemã na Casa Andrade Muricy

A Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Goethe-Institut Curitiba e o Institut für Auslands-beziehungen (ifa), traz para Curitiba a exposição Sinopse, de Gerhard Richter, um dos artistas alemães mais conhecidos internacionalmente e, segundo a publicação Art Newspaper, é o “artista vivo mais caro” do mundo, com obras que podem custar mais de nove milhões de dólares. A exposição individual apresenta 27 trabalhos representativos, selecionadas pelo próprio artista. A mostra reúne desde os trabalhos de fotografia-pintura dos anos 60 até as pinturas abstratas dos anos 80 e 90. Também faz parte da temática de Richter a história contemporânea da Alemanha. A mostra fica em cartaz até o dia 27 de fevereiro de 2011 e tem entrada gratuita.

Nascido em 9 de fevereiro de 1932, Gerhard Richter é um dos pintores de maior sucesso na atualidade. Pinturas a partir de fotografias e colagens de recortes de jornais e fotos são algumas de suas marcas registradas. O pintor Gerhard Richter, é considerado por críticos de arte o "Picasso do século XXI". Ele é, sem dúvida, um dos pintores de maior sucesso na atualidade: suas obras se encontram nos museus mais importantes do mundo; trabalhos com sua assinatura alcançam preços recordes no mercado de arte. A revista Capital posiciona Richter, em sua "bússola da arte", no topo dos artistas vivos. O número de prêmios recebidos pelo artista no mundo inteiro é incontável.

Não há, no entanto, muitas coisas em comum entre Richter e Picasso. Embora também ame as mulheres, como o pintor espanhol – Richter está casado pela terceira vez –, ele evita mostrar-se em público. Quase não concede entrevistas e raramente é visto nos eventos glamorosos em que os artistas costumam circular. Nas ruas de Colônia, onde vive, dificilmente é reconhecido pelos passantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário