quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Concerto de Natal encerra a temporada da Camerata Antiqua de Curitiba

As apresentações deste fim de semana, na Capela Santa Maria, com repertório de composições natalinas, encerram a temporada 2010 da Camerata Antiqua de Curitiba. Sob a regência de Wagner Polistchuk, coro e orquestra vão além dos temas tradicionais e executam duas obras inspiradas em versos sacros, com um intervalo de cerca de 100 anos entre elas: “In terra pax”, do inglês Gerald Finzi (1901-1956), e “Oratório de Natal”, do compositor francês Camille Saint-Säens (1835-1921).
De acordo com o maestro Wagner Polistchuk, diretor artístico da Camerata, o repertório proporciona um concerto contemplativo e inspirador. “O estilo contemplativo de Finzi revela influências dos grandes compositores ingleses, mas sua linguagem contém traços bastante pessoais nesta bonita releitura da narrativa de São Lucas sobre o nascimento de Cristo”, diz o maestro. Já o Oratório de Natal é a obra sacra mais conhecida de Saint-Saëns. “A influência de Bach e de Gounod é notável, mas trata-se sem dúvida de uma obra com personalidade própria”, afirma.
A temporada de concertos da Camerata, Coro e Orquestra de Câmara contou este ano com o patrocínio da Volvo. Foram 21 espetáculos envolvendo compositores de diversas nacionalidades e estilos, solistas e regentes de renome nacional e internacional. Pelo menos 90% do repertório apresentado foram de obras inéditas, muitas executadas pela primeira vez pelos grupos curitibanos.
As apresentações acontecem na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), nesta sexta-feira, às 20h e no sábado, às 18h30. Os ingressos custam R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível).

Nenhum comentário:

Postar um comentário