segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Larousse lança o mais completo inventário da obra de Elvis Presley

É um trabalho meticuloso, preciso, detalhista. Elvis Presley - A vida na música - As sessões de gravações completas, que a editora Larousse está lançando no Brasil, é o livro definitivo sobre a carreira musical de Elvis Presley, morto em 1977, aos 42 anos, e que deixou para o mundo uma espetacular herança de mais de 700 canções oficialmente gravadas.
Ernst Jorgensen só pode fazer tal levantamento porque teve acesso irrestrito aos arquivos da RCA Elvis, a gravadora que detém os direitos sobre a obra do rei de Memphis. Afinal, Jorgensen é o diretor de catálogo do selo e, assim, mergulhou na pesquisa de um jeito que, nas palavras de Peter Guralnick (biógrafo de Elvis e autor do prefácio de Elvis Presley - A vida na música - As sessões de gravações completas), “ou é um louco ou é um detetive completo”.
O autor traz a intimidade de Elvis por ocasião de cada gravação que ele fez, seja nos estúdios, nos palcos ao vivo, em quartos de hotel ou até mesmo em ensaios. Assim, o leitor pode conhecer as considerações de Elvis sobre as letras das músicas, os motivos pelos quais escolhia determinado repertório, os comentários e as contribuições aos arranjos. Enfim, o livro é quase o segundo a segundo da vida do astro diante dos microfones e da mesa de som.
Elvis Presley - A vida na música - As sessões de gravações completas dá a perfeita ideia de que, até um determinando ponto da carreira, Elvis se comportava como um verdadeiro vulcão de criatividade, interagindo dinamicamente com os músicos e buscando elementos inovadores para suas performances públicas. Mas, o livro também mostra claramente, através dos registros das gravações, um Elvis desmotivado e depressivo nos anos finais da vida, que pouco se importava com o que estava gravando – situação que culminou com uma morte quase suicida.
O livro também traz a completa discografia de Elvis, apresentando desde o número do registro de cada música até a máxima posição dela nas paradas de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário