quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Camerata canta Fernando Pessoa e Manuel Bandeira

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba faz suas últimas apresentações do ano com um repertório de músicas brasileiras inspiradas nas obras de grandes poetas e compositores. O concerto, sob a regência do maestro paulista Dario Sotelo, acontecerá nesta sexta-feira (3), às 20h, e sábado (4), às 18h30, na Capela Santa Maria.
Serão apresentadas composições de Ronaldo Miranda, José Vieira Brandão e Domenico Barbieri, inspiradas em poemas de Fernando Pessoa (“Três cânticos breves”) e Manuel Bandeira (“Cussaruim em 2 Tempos” e “André”). Uma das composições, “Curumim”, tem letra e música de Almeida Prado. O programa também privilegia temas folclóricos brasileiros, compostos para canto coral por Cláudio Santoro, Emmanuel Coelho Maciel, Henrique Korenchendle e Lindembergue Cardoso.
Executadas pela primeira vez pelo Coro da Camerata, as composições fazem parte de um conjunto de 77 partituras encomendadas a compositores em atividade na década de 1970 e editadas na mesma época pela Funarte. Foi um projeto desenvolvido exclusivamente para músicas destinadas a coros, abrangendo desde arranjos sobre motivos folclóricos a obras originais de várias tendências.
Recentemente foram reeditadas 37 dessas partituras, agora apresentadas em versão digitada e com mais informações envolvendo questões técnicas e estilísticas. Para o maestro Dario Sotelo, esse foi um dos principais projetos institucionais em benefício da música erudita brasileira. “Foi um projeto maravilhoso. Não tenho notícia de outra iniciativa tão importante como essa, unindo grandes compositores e poetas. Trata-se de um patrimônio cultural e musical importantíssimo”, afirma.
Este ano, a temporada de concertos do Coro da Camerata, da Orquestra de Câmara e da Camerata Antiqua de Curitiba foi patrocinada pela Volvo. A temporada encerra nos dias 17 e 18, com as apresentações de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário