quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Atrações culturais na Rua da França

Como parte das comemorações dos 65 anos da França em Curitiba, a Aliança Francesa, a Câmara de Comércio da França – Brasil e a Comunidade Francesa de Curitiba promovem em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, a “Rua da França”, um festival gastronômico e cultural no dia 4 de dezembro, a partir das 12h. O evento acontece em frente da Aliança, na rua Prudente de Morais, 1101.
A programação prevê atividades culturais e artísticos, aulas de culinária e de língua francesa, de sensibilização à cultura, oficinas e jogos.
Segundo a diretora da Aliança, Laure Gyselinck, o dia “será um festival gastronômico e cultural com objetivo de deixar os participantes mais perto da terra conhecida pelos os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Nosso objetivo é realizar um evento típico da França, nos moldes do primeiro, que aconteceu na abertura do Ano da França em Curitiba, em 2009, proporcionando contato com a cultura francesa, além de divulgar o savoir faire da gastronomia, empresas e as instituições francesas em Curitiba”, explicou.
Na grade de atividades estão previstos atividades culturais como oficina de pintura e shows musicas. Com a temática: “1905, um verão em Collioure” (que ensinará técnicas pra reproduzir obras de Matisse e Derain) as artistas plásticas Valérie Lonchambon e Mélanie Grande Sanders ensinarão todos os segredos dos clássicos da pintura universal.
A partir das 12h30 a cantora suíça Edith de Camargo cantará um repertório de música popular francesa, acompanha por um acordeom. O clássico La Vie En Rose, imortalizada na voz de Edith Piaf, é uma das músicas selecionadas, por representar um marco da cultura musical da França.
A exposição fotográfica “Curitiba – Francesa” irá mostrar uma experiência fotográfica da França pelas ruas de Curitiba, com “clics” de Sylvain Bureay e Luciano Cezar. Outra exposição que chama a atenção é a de bonecas que irá retratar a evolução da moda no País: “História do Vestido na França da Idade Média aos anos 50”, de Thérèse Aubreton (pesquisa histórica) e Fernanda Gomides. As visitas serão guiadas pela própria pesquisadora.
Durante todo o dia as crianças terão atividades no “Espace Enfants”. Meninas e meninas farão visitas virtuais por Paris, com a ajuda de pequenos guias. Depois, com auxilio da preparação de “crepes” franceses, com diferentes recheios típicos e seus nomes, será travado o primeiro contato com a língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário