quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Faixa de pedestres na Abbey Road vira patrimônio histórico

O governo britânico declarou nesta quarta-feira a famosa faixa de pedestres da Abbey Road, em Londres, como um patrimônio histórico britânico.
O cruzamento, imortalizado em 1969 na capa do disco dos Beatles Abbey Road, é o primeiro pedaço de rua a ganhar o status de patrimônio.
Até hoje, a faixa continua atraindo milhões de visitantes beatlemaníacos ao norte de Londres.
"Não é um castelo nem uma catedral, mas, graças aos Beatles e a uma sessão de fotos de dez minutos em uma manhã de agosto de 1969, a faixa cumpre todos os requisitos para se tornar parte do nosso patrimônio", disse o secretário britânico de Turismo e Patrimônio, John Penrose, ao anunciar o tombamento.
"O fato de a faixa continuar atraindo milhares de visitantes que tentam imitar a célebre capa de Abbey Road é uma prova da fama internacional dos Beatles, mais de 40 anos depois".
No início deste ano, os estúdios Abbey Road, onde os Beatles fizeram 90% de suas gravações, também foram classificados como patrimônio histórico britânico.
O local foi tombado pelo seu papel em definir a música britânica.
Em um comunicado, o ex-Beatle Paul McCartney comemorou o tombamento da faixa de pedestres, assim como dos estúdios.
"Este foi um ano excelente para mim e para os Beatles. Saber que a faixa de pedestres da Abbey Road será preservada é a cereja no bolo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário