terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Secretaria da Cultura lança livro sobre museus e acervos do Paraná

Com a publicação do livro Espaços da Memória – Museus e Acervos do Paraná, a Secretaria Estadual da Cultura conclui um trabalho realizado desde 2007 pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus, por meio do projeto Diagnóstico do Campo Museal do Paraná. Esse projeto, constituído de visitas, assessoria técnica e treinamento de pessoal, possibilitou também o cadastramento de aproximadamente 300 espaços museológicos do Estado, com levantamento dos acervos, revelando a diversidade e a riqueza do nosso patrimônio material e imaterial.

Com o mapeamento do campo museal paranaense, foi possível identificar os espaços por tipologia de acervo: história, arte, ciências, arqueologia, ecologia, religião, enriquecendo informações e disponibilizando material para pesquisadores e interessados.

Coroando o êxito desse trabalho, a Secretaria da Cultura editou esse livro onde estão contemplados com fotos, textos e endereços de todos os museus e espaços museais visitados. É um livro em que se propõe a divulgar a memória paranaense com distribuição a toda a área museológica do país, bem como a bibliotecas, escolas, universidades e órgãos de cultura e turismo.

O livro está dividido em duas partes: os museus propriamente ditos e os espaços museais que são aqueles que possuem acervo e visitação, considerados pelo Icom (Conselho Internacional de Museus) e pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), passíveis de musealização. Exemplo disso, são os espaços como Vila Velha, Fortaleza N.S dos Prazeres da Ilha do Mel, Passeio Público de Curitiba e outros como zoológicos, reservas naturais, observatórios, monumentos.

Hoje os museus não são apenas caracterizados como fontes de cultura e educação, mas também como espaços de lazer e turismo. Estão entre os locais que proporcionam o conhecimento e onde se exercita os direitos de cidadania. São também ferramentas de renovação e resposta a múltiplos desafios. É no museu que o povo tem o reconhecimento de sua cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário