quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Morre aos 88 Blake Edwards, diretor de 'A Pantera Cor-de-Rosa'

O roteirista e diretor de cinema Blake Edwards, que fez mais de 40 filmes, incluindo "A Pantera Cor-de-Rosa", morreu aos 88 anos de complicações decorrentes de uma pneumonia.
Um representante de sua mulher, Julie Andrews, disse que Edwards morreu na noite de quarta-feira no Centro de Saúde St. John's, em Santa Monica, com Andrews e familiares a seu lado.
Blake Edwards foi um nome importante de Hollywood nos anos 1960. Seu trabalho como diretor nessa década incluiu o clássico "Bonequinha de Luxo", com Audrey Hepburn, e "Vício Maldito", com Jack Lemmon.
Seu primeiro "A Pantera Cor-de-Rosa", em 1963, ajudou a converter o então jovem Peter Sellers em grande astro e consolidou a fama do próprio Edwards de diretor com olhar hábil para a sátira e o humor cortante.
"Os momentos mais divertidos e também os piores foram com Peter", disse Edwards à Reuters em entrevista de 2002, quando o Sindicato de Roteiristas da América lhe deu um prêmio pelo conjunto de sua obra. "Quando ele estava no melhor de sua forma, era divertidíssimo. Quando mergulhava em seu mundo irado, deprimido, era impossível conviver com ele."
Mas, como tantas outras carreiras em Hollywood, a de Blake Edwards também passou por fases em baixa. Filmes como "Lili, Minha Adorável Espiã" foram fracassos de bilheteria, e durante um período nos anos 1970 seu telefone parou de tocar. Edwards escreveu sobre essa época em seu filme "S.O.B.", de 1981.
Em 1982 Edwards voltou ao topo em Hollywood depois de escrever a comédia "Vitor ou Vitória?" e dirigir Julie Andrews no papel principal. No filme, sua mulher representou uma cantora que passa por dificuldades, mas faz sucesso quando se faz passar por homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário