quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Um natal para recordar Charles M. Schulz e suas criaturas

O Natal de 1999 foi o último em que os fãs de Snoppy e Charlie Brown puderam se deliciar com as tiras natalinas de Charles M. Schulz, publicadas na época em cerca de 2600 jornais de mais de 75 países. Agora, dez anos após a morte do artista, e junto às comemorações do aniversário de sessenta anos da turma, a Cosac Naify traz aos leitores brasileiros O Natal da Turma do Snoopy, uma seleção dos melhores cartuns sobre esta data criados por Schulz ao longo de cinco décadas.

O melhor presente de Natal do mundo era esperar pelas tiras de Charles M. Schulz. A cada ano, eles questionavam os valores da vida moderna e o sentido do Natal, disparando uma saraivada de indagações pra lá de cabeludas. Simpaticamente neurótica e crítica, esta turma não poupa ninguém – seja o melhor amigo, o irmão mais novo, Deus ou até mesmo o Papai Noel”, recorda Augusto Massi, no texto de quarta capa.

Diferentemente dos outros dois títulos publicados pela editora, Snoopy Extraordinário e Snoopy – Primeiro de Abril, este lançamento traz tiras protagonizadas por todos os personagens Peanuts. Acompanhamos o esforço de Linus para vencer a timidez e participar do coral da escola, a desconfiança de Sally sobre a existência do Papai Noel, o inconformismo de Charlie Brown por não receber nenhum cartão de Natal, a troca de presentes inusitados entre Snoopy e Woodstock, o esforço de Patty Pimentinha para fazer a redação de férias, as críticas de Schroeder ao espírito comercial atribuído à data, além de tiras com personagens que perderam espaço ao longo dos anos, como Shermy e Patty.

Organizado em ordem cronológica, da década mais recente (1990) à mais antiga (1950), cada seção traz uma abertura que revela as transformações por que passou a sociedade: o surgimento da televisão, a moda Black Power, o trenzinho elétrico tão desejado na infância dos anos 1950... É interessante perceber, ainda, as mudanças no traço do artista.

São mais de 230 tiras e trinta páginas dominicais para celebrar o Natal. Um verdadeiro presente de Papai Noel para adultos e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário