terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Leitura de Fernando Pessoa e Paul Auster na Caixa

O Teatro da Caixa apresenta, nesta quarta-feira (8), a última sessão do projeto XX Narrativas do Século XX. Os autores desta edição são o português Fernando Pessoa, com "O Livro do Desassossego", e o norte-americano Paul Auster, "O Caderno Vermelho". O elenco conta com Mauro Zanatta, Flávio Stein e Leandro Daniel, com o teclado de Marcelo Torrone e a mediação de Luís Bueno.

Fernando Pessoa, junto de Luís Vaz de Camões, é considerado um dos grandes escritores da Língua Portuguesa. Simultaneamente à escrita, Pessoa trabalhou como correspondente comercial, empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, entre outras atividades. Sua obra está dispersa, em revistas e publicações ocasionais. Entre seus trabalhos estã: "Ficções do Interlúdio: Para Além do Outro Oceano", "Na Floresta do Alheamento", "O Banqueiro Anarquista" e o "Marinheiro".

Pessoa é considerado o inventor da dos heterônimos, que diferentemente dos pseudônimos, são personalidades poéticas únicas, sem referência ao autor verdadeiro. "O Livro do Desassossego" tem como autor Bernardo Soares, considerado um semi-heterónimo de Pessoa.

O norte-americano Paul Auster escreveu diversos best-sellers, como "Timbuktu", "O Livro das Ilusões", "A Noite do Oráculo" e "A Música do Acaso". Auster viveu durante quatro anos na França, sendo muito influenciado pela cultura do país e traduzindo algumas obras de autores franceses para o inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário