sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Camerata apresenta spirituals com maestro norte-americano

O próximo concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, nesta sexta-feira e sábado (28 e 29), traz um repertório peculiar, exclusivamente de spirituals, ou negro spirituals, como é conhecido esse gênero musical originalmente cantado pelos escravos nos Estados Unidos. O concerto “Images, shadows and dreams: cultural transformations” (Imagens, sombras e sonhos: transformações culturais), com regência do maestro norte-americano Keith McCutchen, mostra como esse gênero popular afro-americano se transformou e evoluiu para diversas formas de música coral.
O maestro Keith McCutchen explica que, assim como as pessoas saíram da condição de escravos para cidadãos, a música evoluiu da simples canção para a arte da canção. Consequentemente, a transformação também é sentida na temática, que, do seu contexto inicial de opressão e luta, passou a focalizar a herança da identidade. “Tratam-se de histórias que valem a pena ser eternizadas em grandes obras dramáticas para coral, bem como para vários gêneros instrumentais, incluindo sinfonias”, diz o maestro.
O spiritual ecoa como um grito profundo de humanidade. É cantado em termos simples, entretanto como em nenhuma outra canção tradicional é carregada de um simbolismo (imagens) que clama a busca da libertação humana (sonhos) e evidencia o triunfo em meio à adversidade (sombras). Muito da essência do spiritual está ligada aos personagens judeus bíblicos, sua circunstância e sua libertação pela mão de Deus. Para os escravos, a situação dos israelitas fazia um paralelo com sua própria história. Das histórias daqueles personagens – de liberdade e redenção – ecoou o grito de libertação da opressão para o corpo, mente e espírito.
As apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba acontecem às 20h de sexta-feira (28) e às 18h30h de sábado (29). Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário