sábado, 1 de setembro de 2012

Orquestra À Base de Sopro apresenta o show “Nossos Compositores”

Músicas escritas especialmente para o grupo e arranjos que se destacam pela originalidade estão no repertório do show “Nossos Compositores”, que será apresentado pela Orquestra À Base de Sopro, neste domingo (2), às 11h30, no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. O show, também gravado em CD e DVD, faz parte do programa Domingo Onze e Meia. 
O espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido pelos integrantes da orquestra, voltado à elaboração de composições e à transformação, por meio de arranjos peculiares, de obras conhecidas. O grupo possui mais de 25 músicas escritas pelos seus componentes, que agora estão registradas nas gravações, ampliando a divulgação desse importante material. O CD e DVD foram lançados em junho deste ano, no Teatro do Paiol.
Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e dirigida pelo clarinetista Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Na sua formação estão 17 instrumentistas, divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica formada por piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.
Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD “Mestre Waltel”, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além da divulgação da música brasileira, desde as composições para bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. Convidados ilustres já se apresentaram com o grupo, entre eles Léa Freire, Roberto Sion, Mauro Senise, Toninho Ferragutti, Laércio de Freitas, Proveta , Itiberê Zwarg, Joyce Moreno e André Mehmari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário