sábado, 22 de setembro de 2012

Museu Alfredo Andersen abre inscrições para o 18.° Simpósio Paranaense de Cerâmica


O Museu Alfredo Andersen promove o 18.º Simpósio Paranaense de Cerâmica, com palestras, conferências, exibição de filme, relatos de experiência e demonstração de profissionais do Brasil e exterior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Secretaria Estadual da Cultura (www.cultura.pr.gov.br). O evento será realizado de 8 a 9 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O tema do simpósio é “Poéticas da Cerâmica: mudanças, permanências e desafios da contemporaneidade” e pretende pensar o lugar da arte cerâmica nas artes plásticas. O trabalho do homem com a argila remete há pelo menos 5 mil anos e é uma das formas mais antigas de processo poético. Utilizada para a confecção de objetos utilitários, decorativos e de arte, a argila é matéria-prima que ultrapassa fronteiras geográficas, culturais e sociais.
O mexicano Gustavo Pérez irá demonstrar algumas das técnicas que utiliza para trabalhar com cerâmica. Pérez é formado pela Escola de Artesanato e Design da Universidade do México e membro da Academia Internacional de Cerâmica. Realizou exposições nos Estados Unidos, Cuba, Japão, Alemanha, França e Espanha.
A norte-americana Anna Calluori Holcombe, mestre em Cerâmica pela Louisiana State University (EUA), também participa do Simpósio com duas conferências sobre o auxílio da tecnologia 3D para os ceramistas e o ensino para futuros profissionais. Atualmente Anna é diretora da Escola de Artes e História da Universidade da Flórida.
A docente do curso de Escultura na Universidade de Lisboa, Virgínia Fróis, fará palestra sobre o trabalho individual e coletivo do ceramista. Ela pesquisa etnocerâmica em Cabo Verde e dirigiu a recuperação de esculturas em terracota, no Mosteiro de Alcobaça (Portugal). Outros profissionais de destaque participam do evento. É possível conferir a programação completa no site www.cultura.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário