quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sinfônica apresenta projetos Clássicos nas Igrejas e Concerto para Crianças

O maestro francês Julien Benichou, que atua como diretor musical da Mid-Atlantic Symphony Orchestra e da Chesapeake Youth Symphony Orchestra, grupos musicais americanos, vem a Curitiba pela primeira vez para reger a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) nos projetos Clássicos nas Igrejas e Concerto para Crianças.
Na sexta-feira (14), às 20 horas, a OSP se apresenta na Comunidade Luterana do Redentor (rua Trajano Reis, 199, São Francisco). No programa, as obras “Le Tombeau de Couperin”, de Maurice Ravel; Sinfonia Concertante, K 297b, em Mi bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart; e Sinfonia Op 27, de Henrique Oswald. O concerto terá a participação dos solistas Paulo Barreto (oboé), André Ehrlich (clarinete), Jamil Bark (fagote) e Edivaldo Chiquini (yrompa), todos integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Esta será a última apresentação do projeto neste ano, que tem como objetivo levar música às diversas comunidades, descentralizando as atividades da OSP.
PARA CRIANÇAS – E no próximo domingo (16) a OSP apresenta o Concerto para Crianças, no Teatro da Praça, em Araucária, primeira cidade fora de Curitiba a receber o projeto, que oferece ao público infantil a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma orquestra.
Para a apresentação as crianças são convidadas a se fantasiarem e levar algum instrumento, que podem ser improvisados com garrafa pet, latas com sementes ou pedrinhas. No programa, a história de Pedro e o Lobo, obra do compositor russo Sergei Prokofiev, que conta as aventuras de uma menino, seu avô e os bichos da floresta. A composição foi escrita em 1936 com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos musicais.
A narração do concerto fica por conta do maestro Osvaldo Ferreira, que mostra como cada instrumento musical representa um personagem da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário