quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hoje, o lançamento de “O Livro Branco” em Curitiba

Após os dois bem-sucedidos lançamentos no Rio de Janeiro e em São Paulo, é a vez da capital paranaense receber “O Livro Branco”. Nesta quinta-feira (20), a mais recente coletânea de contos da Editora Record será autografada na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. A partir das 19 horas, o organizador do projeto e também autor Henrique Rodrigues, do Rio de Janeiro, e o escritor Marcio Renato dos Santos, de Curitiba, vão conversar sobre o livro. Durante o evento, entre uma pausa e outra, a Banda Match apresentará repertório inédito, de canções próprias a clássicos dos Beatles.
 “O Livro Branco” começou a ser elaborado no ano passado. Anteriormente, o escritor carioca Henrique Rodrigues havia convidado autores para que, cada um, escrevesse um conto a partir de uma canção da Legião Urbana. O resultado foi a coletânea “Como se não houvesse amanhã”, que atingiu a marca de 25 mil exemplares vendidos em todo o país. Devido ao sucesso, Rodrigues conseguiu empreender mais um projeto. Convidou 19 autores para produzirem contos inspirados em canções dos Beatles, o que resultou em “O Livro Branco”.
Nesta antologia recente, há nomes conhecidos da literatura contemporânea, entre os quais Marica Tiburi, Marcelino Freire e André Sant’Ana. Zeca Camargo, o apresentador do Fantástico, estreia na ficção em meio à coletânea. Henrique Rodrigues, por exemplo, elaborou um enredo a respeito de separação de um casal a partir da música “Hey Jude”. O único paranaense, e curitibano, que participa do projeto é Marcio Renato dos Santos, que construiu, durante sete meses em 2011, o conto “Uma jornada particular” - a partir da canção “A day in the life”.
Foi uma experiência transformadora participar deste projeto. Tive a oportunidade de me dedicar a um conto por meses, e fiz pesquisas em todas as letras das canções dos Beatles para incluir todo esse material em um único conto. Os fãs do quarteto vão perceber sutilezas. E quem não conhece a fundo a banda terá, de qualquer maneira, acesso a um enredo que proporciona alguma surpresa”, afirma Marcio, que tem 38 anos, estreou na ficção em 2010 com o livro de contos “Minda-Au”, publicado pela Record, a maior editora da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário