terça-feira, 18 de setembro de 2012

Palhaços mudos no palco da Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), o espetáculo “A Noite dos Palhaços Mudos”. A montagem do grupo La Mínima, que tem no elenco Marcelo Castro, Fernando Sampaio e Fernando Paz, conta com a direção de Álvaro Assad e mostra os conflitos entre as intolerâncias urbanas e o universo irreverente do palhaço, a partir da comicidade física, da lógica do absurdo e do humor sem palavras. O grupo realiza ainda, oficina gratuita a profissionais e estudantes de artes cênicas.
A montagem retoma a parceria do La Mínima com o cartunista Laerte, iniciada com “Piratas do Tietê, O Filme”, vencedor do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil em 2003. Adaptação do quadrinho de Laerte para o teatro, o espetáculo “A Noite dos Palhaços Mudos” traz, a partir da comicidade física, da lógica do absurdo e do humor sem palavras, os conflitos entre as intolerâncias urbanas e o universo irreverente do palhaço, com base no argumento da HQ original, publicada em 1987 na Revista Circo, nº4.
Os palhaços mudos são seres que se dedicam a praticar palhaçadas, no entanto, uma seita os considera uma ameaça alarmante e os persegue, com o objetivo de exterminá-los. Numa noite de caça aos palhaços, a seita consegue capturar um deles e, na tentativa de matá-lo, acaba apenas arrancando seu nariz. Mutilado, ele escapa, mas não consegue suportar a vergonha e se desespera. Surge então, o segundo palhaço mudo que o arrasta para um ousado resgate nasal.
Neste contexto, perseguições em meio às sombras de uma seita secreta se misturam a truques de mágica, números musicais e referências contemporâneas, numa estética cênica de inspiração cinematográfica.
Oficina gratuita - Será ministrada uma oficina gratuita - “O Palhaço e a Comicidade Física” - para profissionais e estudantes de artes cênicas e iniciados nas artes circenses e do palhaço. A oficina acontece na própria Caixa Cultural, durante a temporada do espetáculo, e conta com duas turmas distintas e duração de três horas cada, uma no dia 21 de setembro e a outra no dia 22 de setembro. As inscrições devem ser encaminhadas para oficina@laminima.com.br com um breve currículo e foto.
As apresentações de "A Noite dos Palhaços Mudos" acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111

Nenhum comentário:

Postar um comentário