sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Orquestra Sinfônica do Paraná presta homenagem ao centenário da UFPR

Com regência do maestro Marcio Steuernagel, e a participação do violinista suíço Egidius Streiff, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta nesta sexta-feira (28), às 20 horas, no auditório da Reitoria, com entrada gratuita. No repertório, obras de músicos ligados à Universidade. A peça Terra Incógnita, de Flíbio de Souza, abre o concerto. Ela foi vencedora do 1º Concurso Nacional de Composição, promovido em 2011 pelo Teatro Guaíra, Orquestra Sinfônica do Paraná e UFPR.
Em seguida, será executada Escapade II, em primeira audição no Brasil. Criada em 2009, pela compositora suíça Heidi Baader-Nobs por sugestão do violinista Egidius Streiff, para quem foi escrita a primeira versão da obra.
A próxima peça, o Concerto Nº 2 para violino e orquestra, composta por Harry Crowl, também é dedicada a Egidius Streiff, que fará o solo, e foi inspirada no livro Olímpia, da musicista Patrícia Maês. A obra narra as experiências com reflexo de luz sobre os objetos de uma sala. Introduz no percurso as cores amarelo, ouro, cobre e laranja, associadas ao teclado de cores proposto pelo compositor russo Alexander Scriabin.
Maurício Dottori, compositor e professor da UFPR, é autor de A Rosa Trismegista aberta ao mundo. A peça, inspirada em um poema de Carlos Drummond de Andrade, ganhou o Prêmio Funarte 2010, na categoria Orquestra Sinfônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário